Assinada ordem de serviço da maior PPP da historia
Acesse o nosso Canal no WhatsApp!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!
Assinada ordem de serviço de mais de R$ 324 milhões para iniciar a maior obra de PPP (Parceria Público Privado) da história da região Norte. A dragagem de aprofundamento do canal de acesso ao Complexo Portuário da Baía da Babitonga irá iniciar ainda em 2025 e concluída no final do próximo ano. Além de possibilitar o trânsito de navios de maior peso aos portos de Itapoá e São Francisco do Sul, a dragagem vai contribuir para o maior “engordamento” de praia do Brasil – três vezes maior do que a realizada pela mesma empresa em Balneário Camboriú. Serão três praias de Itapoá contempladas com a areia retirada de toda a extensão do canal.

A ordem de serviço foi assinada pelo Governador Jorginho Mello e pelo ministro de portos e aeroportos Silvio Costa Filho, que esteve em Santa Catarina especialmente para o evento realizado em São Francisco do Sul. A empresa vencedora da licitação é a belga Jan De Nul, que tem sua sede em Luxemburgo.
Maior PPP
Embora o ministro da área estivesse presente na solenidade, o Governo federal não contribuiu com nenhum centavo. O contrato de parceria entre o Estado e o Porto de Itapoá prevê que a maioria dos recursos será paga pelo Porto de Itapoá (Privado), que será ressarcido “em cima do adicional de tarifas portuárias geradas pelo aumento do número de navios que circularão após a dragagem do canal”, segundo o secretário estadual de portos, aeroportos e ferrovias Beto Martins. O ressarcimento ocorrerá mensalmente até 2037.
Empresa joinvilense emprega 4,2 mil gaúchos
A Orbenk possui 4,2 funcionários no Rio Grande do Sul. Em outubro, segundo sua diretoria, o número vai ser ainda maior porque a média de abertura de novas vagas a cada mês tem sido de 160 em razão de novos contratos para prestação de serviços terceirizados, principalmente vigilantes, auxiliares de limpeza, administrativos, porteiros e recepcionistas.
50 mil até 2028
Com sede em Joinville, onde está construindo um novo prédio na Rua Itajaí, a Orbenk possui mais de 35 mil empregados em 1.120 clientes em vários estados brasileiros. “A ideia é chegar a 50 mil até 2028”, afirmou o diretor comercial Ricardo Wasem em entrevista à Rádio Gaúcha.

Defesa Civil de Campo Alegre
A Defesa Civil de Campo Alegre vai receber uma camionete 4×4 0KM, um drone de alta performance, uma TV de 50 polegadas para sua estação meteorológica, um aparelho celular e um notebook de última geração. O anúncio foi feito pelo secretário de proteção e defesa civil do Estado Mário Hildebrandt durante visita ao prefeito Rubens Blaszkowski (PSD). Acompanhou a reunião o gerente da Defesa Civil do município Cléo Machado.

Alunos estrangeiros
Um professor da rede municipal de ensino (preferiu não se identificar) revelou à coluna que na escola onde leciona a média de alunos vindos do Pará é de oito em cada sala de aula. Somando com os vindos do Amapá e Acre, a média sobe para 12. Na mesma escola, a média de estudantes venezuelanos é de três por cada sala. A Escola Municipal Oswaldo Cabral está localizada no bairro Petrópolis. Zona Sul.
Quem será ela?
O PL de Joinville já decidiu que terá três candidatos à Assembleia Legislativa e dois à Câmara Federal. Existe apenas uma vaga em aberto: uma mulher deverá ser candidata a deputada estadual. Pela lógica deverá ser a vice-governadora Marilisa Boehm, mas um grupo quer indicar a Fabi Venera, que foi candidata a vice prefeita do candidato derrotado Sargento Lima.
Vagas fechadas
As demais vagas já estão fechadas, com o deputado estadual Sargento Lima e Zé Trovão (reeleição) à Câmara Federal; Vereador Wilian Tonezi e Maurício Peixer (reeleição).
Fale com o colunista pelo whatsApp (47) 999644082
Ou pelo e-mail luizverissimoscempauta@gmail.com
