Taxação de Trump força empresa a demitir mais de 300 funcionários
Acesse o nosso Canal no WhatsApp!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Há semanas que o setor moveleiro catarinense vinha observando nuvens pretas se aproximando. Ontem (17) os raios começaram a cair em São Bento do Sul e o temporal está cada vez mais próximo. A indústria moveleira catarinense registrou a primeira vítima da taxação de 50% ao mercado americano: nos seus 70 anos, a Artefama anunciou em nota oficial que foi obrigada a fazer uma “reestruturação” que culminou com a demissão de mais de 300 funcionários no mesmo dia. O efeito dominó não está descartado: outras indústrias do polo moveleiro da região de São Bento do Sul – o maior exportador de móveis do Brasil – poderão demitir pelo mesmo motivo.
Mais de 350
Na nota divulgada ontem a empresa não menciona o número de demitidos, mas fontes ouvidas pelo jornal A Gazeta de São Bento do Sul calculam que somente na quarta-feira foram aproximadamente 350 funcionários. O número exato só será conhecido quando as rescisões chegarem ao conhecimento do sindicato laboral.
Diminuição nas exportações
A taxação de 50% nos móveis com madeira brasileira no mercado norte-americano está sendo comprometedor para o polo moveleiro de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre. A queda nas exportações, entretanto, já vinha acontecendo desde o ano passado com impacto da variação cambial (queda do dólar), principalmente no mercado europeu. Daniel Lutz, diretor da Móveis Serraltense – e diretor da Associação Brasileira da Indústria do Mobiliário – já alertava em entrevista ao jornal A Gazeta no início de agosto que a situação iria piorar com a taxação a partir de 6 de agosto.
Duplicação da Avenida Santos Dumont
Com a homologação da empresa vencedora da licitação, finalmente a duplicação da principal avenida de ligação com as universidades e ao aeroporto será iniciada em breve. Importante relembrar que o projeto foi custeado por um grupo de empresa e apresentado pelo Prefeito Adriano Silva ao Governo do Estado na administração passada. Com a garantia do atual governador, a tão esperada obra sairá do papel. Algumas empresas atenderam o pedido do Prefeito Udo Döhler e doaram uma parte de seus terrenos para possibilitar a duplicação. Uma delas foi a Transtusa. Como a maioria não concordou, o projeto foi adiado por falta de recursos às indenizações.
Curtas
– Joinville sediará hoje (18) a reunião do Fórum Parlamentar Catarinense às 15 horas no auditório da Amunesc (Associação dos Municípios do Nordeste Catarinense).
– Convidado por alguns partidos para concorrer em 2026, Eduardo Cesconetto revelou à coluna que decidiu ficar de fora.
– Mesmo com a união de seu partido (PP) com o União Brasil, Anelisio Machado confirmou que é pré-candidato à Assembleia Legislativa. Ele é presidente do Fluminense FC e fundador da Assessoritec.
– O PT de Joinville ainda não definiu o nome para concorrer a deputado federal em 2026. Uma fonte revelou que estão esperando a definição do ex-prefeito.
– Conhecido como um grande jogador, o Senador Esperidião Amin (PP) foi convidado a participar do mais tradicional torneio de dominó de Joinville.
– Neste sábado o Sindicato dos Radialistas de Joinville promove o 4º Torneio de Dominó Cacá Martan na ADE Embraco, a partir das 10 horas.
– Uma homenagem ao seu ex-vice-presidente.
– O time Sub-16 do JEC perdeu na Copa Santa Catarina para o Manchester FC da Vila Nova por 1×0, jogando em casa.
– No jogo anterior foi goleado pelo Nação de Araquari por 4×1 na Arena Joinville, também pelo Sub-16 na Copa Santa Catarina.
fale com o colunista pelo whatsApp (47)999644082
ou pelo e-mail luizverissimoscempauta@gmail
