Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Foto: reprodução Instagram / Delegada Tânia Harada

As conversas já começaram com a cúpula do PSD no Estado em recente encontro em Florianópolis com o presidente Eron Giordani. Não será surpresa se a delegada da Polícia Civil de Joinville Tânia Cristina Duarte Harada for anunciada pré-candidata à Câmara Federal em dobradinha com o vereador Diego Machado (estadual). Harada já foi delegada regional da Polícia Civil e deixou o cargo para concorrer a deputada estadual pelo NOVO em 2022 e não retornou. Caso aceite voltar a disputar uma eleição, a delegada será a terceira mulher em Joinville a disputar uma vaga em Brasília. Já são consideradas pré-candidatas a vice-prefeita Rejane Gambin (NOVO) e a vereadora Liliane da Frada (Podemos).

Primeiro suplente

Na última eleição (2022) Tânia Harada conseguiu a segunda maior votação à Câmara Federal em Joinville, ficando apenas atrás de Rodrigo Coelho. A grande maioria de seus 35.866 votos foram conquistados em Joinville, onde fez 30.538. Logo após a eleição, ela se desfiliou do NOVO alegando o fim de um ciclo. A mensagem recebida pela coluna indicava sua saída da política. Dois anos após, apesar dos apelos, ela decidiu não concorrer à Câmara de Vereadores. Hoje ela é a primeira suplente dos deputados federais Gilson Marques e Bruno Souza.

Candidatura única

Quando se filiou ao PSD em 2024, antes da eleição que o reelegeu como o segundo mais votado (8,719 votos), Diego Machado recebeu a promessa do presidente Eron Giordani de comandar o PSD em Joinville (hoje é o presidente da executiva) e de ser o único candidato a deputado estadual na região. Talvez por isso, o ex-prefeito de Araquari Clenilton Pereira tenha saído do PSD para concorrer à Assembleia Legislativa pelo União Brasil. Antes do nome de Tânia Harada ter emergido no partido, o diretório municipal sugeriu à cúpula estadual conversar com Eduardo Cesconetto (servidor da Celesc). “Foi uma sugestão de Joinville, não sei aconteceu”, confirmou Diego.

Comparação

Frase do prefeito de Chapecó João Rodrigues (PSD) no recente encontro de seu partido em Balneário Camboriú: “Fiz mais em Chapecó do que ele (Jorginho Mello) em Santa Catarina. Vamos comparar governo a governo”. Como ele não mencionou a palavra “proporcionalmente” na comparação, será uma competição desigual entre um município e o restante do Estado. Ademais, o orçamento estadual é incomparavelmente superior ao de seu município. Em apenas um dos itens poderia haver uma comparação (proporcionalmente) favorável ao prefeito: ações junto aos moradores de rua. Não é possível comparar quilômetros de asfaltamento, reformas em escolas, melhorias na segurança pública, obras feitas pelos municípios com recursos do Estado, entre outros.  

Novo integrador

Nos próximos dias será publicado no Diário Oficial do Governo Estadual a nomeação do professor de educação física Artur Montes como novo integrador esportivo regional da Fesporte (Fundação Catarinense de Esportes). O cargo ficou vago e Artur já se despediu como diretor da Escola Estadual Professora Juracy Brozig do Bairro Paranaguamirim. Ele já ocupou o mesmo cargo em 20219.

Jornal do Meio Dia

A partir de 29 de outubro, inicia na TVBE de Joinville o Jornal do Meio Dia, com a apresentação do jornalista Welinton Lins. A transmissão ao vivo será feita de Itajaí, onde o ele passará a residir. O Jornal do Meio Dia terá transmissão simultânea para Itajaí e Joinville. Em Joinville a emissora já contratou um repórter para enviar matérias para o novo programa.

Condor em São Bento e Rio Negrinho

Estão adiantadas as negociações para o Grupo Condor adquirir as filiais do Supermercados Compre Mais em São Bento do Sul e Rio Negrinho. Segundo informações do jornal A Gazeta de São Paulo do Sul, só faltaria o aval do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). O negócio entre os dois grupos paranaenses inclui quatro filiais em São Bento do Sul e duas em Rio Negrinho. Em Santa Catarina o Condor conta com seis filiais, a maioria em Joinville.

Chacina familiar em Joinville

O lamentável episódio da Rua Graviola em Joinville é mais um exemplo de que as famílias devem prestar atenção nas atitudes suspeitas por parte de algum familiar e solicitar ajuda, principalmente quanto às relacionadas ao suicídio. O homem já tinha histórico de violência com a família anterior. O motivo do suicídio pode estar relacionado a dívidas com jogos on-line no celular, o conhecido jogo do Tigrinho.   

Curtas

– O tradicional Restaurante do Nito foi alugado e está sob nova administração. Dirigido há anos por sua filha Mônica na Praia da Vigorelli, o restaurante de frutos do mar está sendo ampliado.

– Há meses com uma placa de “aluga-se” na frente, o icônico Bar do Luizinho continua fechado. Por anos foi o mais tradicional bar do Bairro Itaum.

Fale com o colunista pelo whatsapp (47)999644082

ou pelo e-mail luizverissimoscempauta@gmail