Inédito: Com mais recursos e apoio do Estado, governo Carmen Zanotto ‘patina’ em obras

Não podemos esperar grandes feitos de quem está no primeiro ano de mandato, em que pese ainda sob a execução de um orçamento aprovado pela gestão anterior. No entanto, já é possível e justo cobrar a implementação das soluções emergenciais propostas no plano de governo e anunciadas durante a propaganda eleitoral.
Na campanha, muito se ouviu a frase no programa de rádio e TV: “Com Carmen e Jair, Lages não terá mais buracos nas ruas.” Corroborando essa promessa, o plano de governo registrado no TSE estabelecia:
“Implementar um plano urgente e abrangente para a pavimentação das principais ruas de acesso aos bairros e a melhoria das ruas secundárias. Estabelecer um plano permanente de recuperação viária que inclua manutenção regular e atualizações contínuas para garantir a durabilidade das vias e o conforto dos usuários.”
Hoje, de forma inédita, a gestão de Carmen Zanotto dispõe de mais recursos para a pavimentação de ruas. Conta com a produção própria de massa asfáltica pela usina de asfalto do CISAMA, capaz de reduzir o custo de produção do metro cúbico em até 30%. O CISAMA é uma autarquia que opera em consórcio com todos os municípios da região da AMURES. Além disso, pela sua personalidade jurídica, dispõe de acesso facilitado aos recursos do programa Estrada Boa, do Governo do Estado.

Contudo, após oito meses de governo, o plano emergencial de melhoria das estradas arrefeceu, e a Secretaria de Obras parece ter sucumbido às imposições administrativas de uma prefeitura que cria cargos de gestão de mídias digitais para boa parte das secretarias, quando poderia direcionar esse esforço para a formar ao menos uma equipe de serviços emergenciais.
Mesmo com mais estrutura e recursos à disposição, o governo de Carmen “patina” no quesito infraestrutura. As reclamações são crescentes. Nesta semana, quatro vereadores produziram vídeos mostrando ruas esburacadas. O que poderia parecer uma ação coordenada era, na verdade, a exposição da realidade que “salta aos olhos” de todos, como a própria prefeita disse durante a campanha.
O vereador da base do governo, Éder Santos (Podemos), esteve em uma rua no Bairro Habitação (seu reduto eleitoral), para mostrar uma via quase intrafegável. Segundo ele, o vídeo foi feito após várias indicações não atendidas.
O vereador Freitinhas disse em vídeo:
“Hoje estou na Rua Lavínia Pereira de Souza, no bairro Jardim Celina, em mais uma rua precária. Fiz contato com o diretor de Obras, Pedro Figueiredo, e já solicitamos um grande mutirão nos bairros Guarujá, Tributo e Cristal. Ele garantiu que os trabalhos serão realizados nos próximos dias, lembrando que, nesta rua, trata-se de um serviço emergencial para que veículos e moradores possam transitar com segurança.”
