Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

O Instituto Real Time Big Data realizou uma pesquisa encomendada pelo Grupo Record sobre a intenção de votos dos catarinenses ao Governo do Estado. Somente foi divulgado o levantamento estimulado, quando nomes de pré-candidatos são apresentados aos eleitores. Não foi apresentada a pesquisa espontânea, que mostra a escolha do eleitor sem a apresentação de nomes.

O primeiro cenário mostra o governador Jorginho Mello (PL) com 46% das intenções de voto. Em seguida, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), aparece com 21%, e Décio Lima (PT), com 15% das intenções de voto. Antídio Lunelli (MDB) tem 4%, enquanto 7% disseram votar nulo ou branco, e outros 7% não sabem ou não responderam.

No segundo cenário, o nome do MDB é o do secretário de Estado da Agricultura, Carlos Chiodini. Jorginho Mello (PL) aparece com 47%, contra 22% de João Rodrigues (PSD). Em terceiro, Décio Lima (PT) tem 15%, e Chiodini, 2%. Branco e nulo, 7%; não sabe ou não respondeu, 7%.

O terceiro cenário traz apenas três pré-candidatos. Jorginho Mello (PL) lidera com 48% das intenções de voto. Em segundo, João Rodrigues (PSD) aparece com 22%, seguido de Décio Lima (PT), com 15%. Branco e nulo, 7%; não sabe ou não respondeu, 8%.

Rejeição

O pré-candidato mais rejeitado é Décio Lima (PT), com 52%. O segundo mais rejeitado é Jorginho Mello (PL), com 28%. Em terceiro, Antídio Lunelli (MDB), com 19%, seguido de João Rodrigues (PSD), com 14%, e Carlos Chiodini (MDB), com 11%. A pesquisa foi realizada com 1.200 entrevistados, entre os dias 2 e 3 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Análise

A pesquisa traz uma clara vantagem ao governador Jorginho Mello (PL), o que é natural pela visibilidade do cargo. Porém, a pesquisa espontânea teria apresentado uma avaliação real de consolidação de cada nome, pois muitas vezes esse cenário revela o recall natural e a força do pré-candidato sem indução do eleitor. Outro ponto a observar é a rejeição do governador, que não é baixa, embora seja natural para quem disputa uma reeleição. E o problema está aí: com o aproximar da eleição, a tendência é que as críticas aumentem, fazendo, na maioria dos casos, com que haja crescimento desse percentual. Portanto, neste período, ser rejeitado por 28% acende um alerta. Além disso, os percentuais de 7% e 8% de quem não declarou voto também são significativos. Somados, 15% representam uma parcela importante do eleitorado numa eleição.

Os demais

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), oscila na pesquisa entre 21% e 22%, ao mesmo tempo em que apresenta a segunda mais baixa rejeição: 14%. O que mostra esse levantamento é que Rodrigues tem potencial de crescimento no cenário, sobretudo se conseguir mobilizar o eleitorado indeciso e brigar para ser a segunda opção dos demais candidatos. Os pré-candidatos emedebistas demonstraram um desempenho muito abaixo do esperado. Já Décio Lima (PT), mesmo com a natural rejeição em alta em um estado onde a maioria do eleitorado é de centro-direita, apresenta um percentual médio, que tradicionalmente a esquerda alcança e que poderá, em um eventual segundo turno, ser fator de decisão no resultado do pleito. Vale lembrar que, na eleição passada, ele chegou a 17,42% no primeiro turno.

Senado

No primeiro cenário da pesquisa Real Time Big Data para a disputa ao Senado por Santa Catarina, o vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (PL), aparece em primeiro, com 45% das intenções de voto. Em segundo, a deputada federal Caroline de Toni (PL), com 33%, seguida do senador Esperidião Amin (Progressistas), com 21%. O presidente do Sebrae, Décio Lima (PT), tem 19%, e o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), 17%.

Com Zanatta

A deputada federal Caroline de Toni (PL) aparece com 36%, seguida do senador Esperidião Amin (Progressistas), com 27%. O prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), tem 22%, e a deputada federal Júlia Zanatta (PL) e o presidente do Sebrae, Décio Lima (PT), aparecem empatados com 19%. Paulo Alceu (sem partido) e Antídio Lunelli (MDB) também empatam com 9%. Nulo e branco, 8%; não sabe ou não respondeu, 5%.

Tensão na Agronômica?

A convocação de reunião na Agronômica ocorreu ontem à noite — Imagem: Secom

Uma fonte informou à coluna que o governador Jorginho Mello (PL) convocou, de última hora, uma reunião de emergência na noite de ontem com alguns secretários de Estado. Segundo a fonte, o motivo seria um problema orçamentário, porém, há fortes rumores de uma investigação que, nos próximos dias, pode atingir um secretário de Estado. Tem secretário que precisou interromper uma agenda no meio do caminho para atender ao chamado em Florianópolis. Há quem fale, até mesmo, em uma possível exoneração.

Prudêncio no Podemos

Claudia deve assinar a ficha hoje no Podemos — Imagem: OAB-SC

A ex-presidente da OAB estadual, Cláudia Prudêncio, deve assinar ficha de filiação ao Podemos hoje à noite. Há alguns dias, antecipei com exclusividade que ela foi indicada pela deputada estadual Ana Paula da Silva, a Paulinha, que preside o partido aqui no estado, para a presidência do Instituto de Previdência. A confirmação da advogada no comando do Iprev deve acontecer na próxima semana. Informações de bastidores apontam que Cláudia poderá disputar a eleição para deputada estadual ou federal, para ajudar a completar a nominata.

Loteria municipal

Câmara aprovou com emendas a criação da loteria municipal – Imagem: Divulgação

O Projeto de Lei que cria o Serviço Público de Loteria em Itapema foi aprovado pela Câmara de Vereadores em regime de urgência especial. De autoria do Executivo municipal, a proposta foi defendida como alternativa para diversificar as fontes de receita e garantir novos recursos ao financiamento de políticas públicas nas áreas de habitação, esportes, saúde e cultura, sem impor novos impostos à população. De acordo com o texto aprovado, o serviço poderá ser explorado por meio de concessão, permissão ou autorização, sendo permitidas as modalidades de loteria previstas em legislação federal, com circulação restrita ao território do município. Os vereadores também apresentaram uma emenda coletiva para a destinação dos recursos.

Destinação

As emendas ao projeto de lei que criou a Loteria Municipal de Itapema estabeleceram que:

20% do valor arrecadado será destinado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação;

15% à Secretaria de Esportes;

5% à Secretaria de Cultura;

20% ao Fundo Municipal de Saúde;

40% ao Fundo Municipal de Saúde, sendo especificamente ao Centro de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista de Itapema e terapias.

Sustentabilidade

Município é referência em sustentabilidade na região – Imagem: Divulgação

O município de São José segue se consolidando como referência em sustentabilidade na Grande Florianópolis. O Programa Vidro Vira Vidro, iniciativa regional do Consórcio Intermunicipal da Grande Florianópolis (CIM Granfpolis), já recolheu mais de 108 toneladas de vidro nos Pontos de Entrega Voluntária distribuídos pela cidade, somente entre janeiro e julho. Atualmente, o município conta com 47 PEVs instalados em locais estratégicos – unidades de saúde, praças, escolas, supermercados e áreas de grande circulação – e segue ampliando a cobertura, com novas instalações previstas para os bairros Praia Comprida, Vista Bela, Ipiranga e Real Parque. “São José está dando exemplo de que políticas públicas funcionam quando são construídas junto com a comunidade. Isso significa menos resíduos nos aterros, mais economia e um futuro mais sustentável para todos nós”, destacou o prefeito Orvino de Ávila (PSD).

Multa anulada

A Procuradoria-Geral de Balneário Camboriú conseguiu a anulação da multa aplicada ao município no valor de R$ 1,4 milhão, por suposta infração ambiental. De acordo com o procurador Bernardo Tâmega, o procedimento administrativo foi instaurado pelo Instituto do Meio Ambiente, com julgamento em 2019. Na ocasião, a decisão foi pela condenação do município ao pagamento da multa. Em seguida, a procuradoria entrou com recurso, que somente foi pautado para julgamento em julho passado. “Após análise minuciosa do caso, ficou evidente a ocorrência da prescrição intercorrente, já que o julgamento em 2ª instância ocorreu cerca de seis anos após a interposição do recurso pela procuradoria”, informou Tâmega.

Universidade Gratuita

A Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa aprovou parecer favorável à Medida Provisória que altera a legislação do Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc). A proposta, encaminhada em maio pelo Governo do Estado, permite a redistribuição proporcional das sobras de recursos do fundo destinado ao financiamento de bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior. O texto também estabelece que os recursos excedentes, ao final de cada exercício, serão direcionados para complementar o programa Universidade Gratuita, que atende universidades comunitárias. Representantes das universidades particulares afirmam que a medida cria um desequilíbrio, ao beneficiar diretamente as comunitárias em detrimento das instituições privadas, que também participam do programa de bolsas.

Situação de rua

A população em situação de rua em Santa Catarina cresceu 76% entre 2021 e 2023, chegando a 9.989 pessoas, de acordo com levantamento do Observatório da Universidade Federal de Minas Gerais, em estudo divulgado há alguns meses pela coluna. O índice é superior à média nacional. Diante do cenário, a Comissão de Direitos Humanos e Família da Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, a realização de cinco audiências públicas para debater a situação no estado. A iniciativa foi proposta pelo deputado Alex Brasil (PL) e será promovida em diferentes cidades, ainda sem datas definidas. O colegiado também aprovou a realização de uma audiência pública sobre a população migrante, proposta pelo deputado Marcos Abreu, o Marquito (PSOL), igualmente com data a ser definida.