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Foto: Jonatã Rocha / SECOM

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, se reuniu nesta quarta-feira (3) com o Fórum Parlamentar Catarinense em Brasília para apresentar o Estudo de Concepção do Contorno do Morro dos Cavalos, elaborado pelo Governo do Estado. O encontro ocorreu na Secretaria de Articulação Nacional.

O projeto propõe a construção de um contorno rodoviário de 5,2 km, margeando o traçado atual da BR-101 em Palhoça, no trecho considerado mais crítico da rodovia, entre os quilômetros 233 e 236. O investimento estimado é de R$ 291 milhões e tem como objetivo reduzir riscos, melhorar a fluidez do tráfego e aumentar a segurança dos motoristas. O estudo prevê crescimento anual de 3% no fluxo de veículos, que deve alcançar cerca de 42 mil veículos em 2030 e 55 mil em 2039.

Segundo o governador, o contorno representa uma alternativa mais rápida e viável para minimizar riscos imediatos, sem impedir a construção dos túneis já projetados para o longo prazo, que atendem à expectativa da comunidade indígena local. A execução do projeto depende da integração do Governo Federal, envolvendo DNIT, ANTT e Funai, devido à concessão da rodovia e à passagem pelo território indígena.

O estudo, elaborado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) desde abril, inclui levantamentos de tráfego, projeções de aumento da circulação, estudos geotécnicos e topográficos, projetos de pavimentação e terraplanagem, detalhamentos orçamentários, cronograma de execução e análise socioambiental. O próximo passo é a elaboração do projeto executivo e a definição das responsabilidades entre estados, União e concessionária.

O Morro dos Cavalos é conhecido por acidentes graves e interdições frequentes. Em abril de 2025, um tombamento seguido de explosão interrompeu totalmente o tráfego por 15 horas. No mesmo mês, chuvas intensas causaram interdição preventiva por cinco horas, enquanto em anos anteriores o trecho chegou a ficar fechado por dois dias.

A longo prazo, permanece a opção dos túneis do Morro dos Cavalos, sob responsabilidade do Governo Federal. Em abril de 2025, o Ministério dos Transportes enviou ao Tribunal de Contas da União projeto de otimização do contrato de concessão da BR-101, incluindo a construção de túneis, sem previsão de execução imediata. O trecho segue sob concessão da Arteris Litoral Sul, com contrato vigente até 2033 e possibilidade de prorrogação até 2048.