Tem novidade no SCemPauta!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Juliana Cristina da Cruz. FOTO: Jeferson Baldo/Agência AL

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) anunciou ontem a realização da edição de 2025 da Semana Estadual de Combate à Corrupção, que contará com diversas atividades ao longo da semana. O anúncio foi feito pela controladora-geral adjunta da Alesc, Juliana Cristina da Cruz, durante sessão no plenário.

Segundo Juliana, a corrupção é “um mal social, político e econômico que corrói as estruturas democráticas e retarda o desenvolvimento”, estando presente em todas as nações e em todos os estratos sociais. Ela ressaltou que a temática é tratada como uma política nacional e estadual, voltada à educação, conscientização e mobilização coletiva.

A controladora lembrou que programas como a campanha nacional “O que você tem a ver com a corrupção?”, de 2004, e o programa “Educando Cidadãos – O que nós temos a ver com a corrupção?”, de 2024, desenvolvido pelo promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto em parceria com diversas instituições, reforçam o compromisso com a educação e a prevenção. A Alesc aderiu a este último programa, contribuindo para a mobilização estadual.

Instituição por lei e objetivos da Semana

O compromisso de Santa Catarina no combate à corrupção se consolidou com a promulgação da Lei nº 9.050, em agosto de 2024, que instituiu o Dia Estadual de Combate à Corrupção (27 de agosto) e a Semana Estadual de Combate à Corrupção. A iniciativa tem como objetivos mobilizar instituições públicas e privadas; Promover debates e ações educativas; Aproximar a sociedade do poder público; Recuperar a credibilidade das instituições e Incentivar a cidadania ativa e a responsabilidade social.

Juliana reforçou que a Alesc pretende proporcionar momentos de aprendizado, reflexão e mobilização, lembrando que a luta contra a corrupção vai além da legislação, sendo necessária a consciência de cada cidadão.

Programação completa

  • Segunda-feira (25/08) – Abertura oficial, apresentação da trajetória do programa Educando Cidadãos e entrega das placas aos parceiros do programa;
  • Terça-feira (26/08) – Palestra “Ética e Valores: Educando Cidadãos”, ministrada pelo professor Clóvis de Barros Filho;
  • Quarta-feira (27/08) – Painel com o apresentador Alberto Bial e a promotora de Justiça Júlia Schutz;
  • Quinta-feira (28/08) – Feira da Rede de Controle, reunindo parceiros e iniciativas de fiscalização e integridade.