Portos de SC registram alta de 12,5% no semestre, apesar de queda em junho
Tem novidade no SCemPauta!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

A movimentação de contêineres pelos portos de Santa Catarina cresceu 12,5% no primeiro semestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Foram movimentados 1,38 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) entre janeiro e junho, o que representa 18,9% do total nacional.
Em junho, no entanto, houve retração de 6,5% frente ao mesmo mês de 2024, com 216,7 mil TEUs movimentados. De acordo com o economista-chefe da Federação das Indústrias do Estado de Sanata Catarina (FIESC), Pablo Bittencourt, a queda reflete a antecipação de embarques por compradores dos Estados Unidos nos meses anteriores, diante da incerteza sobre tarifas, além da desaceleração do setor de construção civil norte-americano.
Entre os produtos exportados por Santa Catarina, houve recuo em junho de 36% na madeira serrada de espessura superior a 6 mm, 8% na madeira compensada e 28,3% nas carnes e miudezas comestíveis.
No desempenho por portos, o terminal de Itapoá registrou alta de 30,6% no semestre, com 741,35 mil TEUs movimentados, ficando em 3º lugar no ranking nacional. O complexo portuário de Itajaí (que reúne Itajaí, Navegantes e Barra do Rio) movimentou 588,3 mil TEUs, ocupando a 4ª posição. Desse total, a Portonave somou 484,3 mil TEUs, com queda de 20,7%, e o porto de Itajaí respondeu por 103,9 mil TEUs. O Porto de Imbituba, por sua vez, cresceu 4,6%, alcançando 52,24 mil TEUs.
