Tem novidade no SCemPauta!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Foto: Thiago Kaue/SecomGOVSC

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Catarina registrou no primeiro semestre de 2025 crescimento acima da média nacional nos setores de comércio e serviços. O comércio varejista teve alta de 6,2%, enquanto os serviços cresceram 4,6%. No mesmo período, as médias nacionais foram de 1,8% e 2,5%, respectivamente.

No comércio, o desempenho foi impulsionado pelas vendas de artigos de uso pessoal e doméstico (+15,2%), tecidos, vestuário e calçados (+7,5%), hipermercados e supermercados (+7,2%) e artigos farmacêuticos, de perfumaria e cosméticos (+5,8%). O resultado colocou o estado na segunda colocação do ranking nacional, empatado com a Paraíba e atrás apenas do Amapá. Nos últimos 12 meses, o setor acumula crescimento de 5%.

No setor de serviços, Santa Catarina ficou em sexto lugar no ranking nacional, atrás de Distrito Federal, Tocantins, Rio Grande do Norte, Paraíba e Sergipe. Os segmentos que mais contribuíram para o resultado foram serviços prestados às famílias (+9,2%), transportes e serviços auxiliares aos transportes e correio (+6,1%) e serviços de informação e comunicação (+4,6%). Já os serviços profissionais, administrativos e complementares, bem como outros serviços, registraram variação de -0,2%.