Economia Criativa em SC emprega 180 mil pessoas e cresce 30% desde 2020
Tem novidade no SCemPauta!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Em maio de 2025, a Economia Criativa empregava mais de 180 mil trabalhadores formais em Santa Catarina, segundo dados da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) com base no Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). Entre dezembro de 2020 e maio de 2025, o setor registrou crescimento de 30,27% no número de empregos formais.
A mais recente edição do Informativo Mensal do Emprego, divulgada pela Seplan nesta quinta-feira (14), apresentou indicadores específicos da Economia Criativa no Estado. O setor abrange atividades baseadas em criatividade, conhecimento e inovação, incluindo áreas como cultura, gastronomia, tecnologia da informação e comunicação (TIC), audiovisual, design, moda, publicidade, pesquisa e desenvolvimento.
Na série histórica, o segmento de Publicidade foi o que mais cresceu no número de trabalhadores formais, com alta de 107%. Em seguida, aparecem Teatro e Artes Cênicas (+70,9%) e Festas e Celebrações (+71,4%).
Em maio, 49,7% dos trabalhadores formais da Economia Criativa atuavam na Gastronomia e 26,8% na área de TIC. A Publicidade concentrou 6,5% dos empregos e o Artesanato, 5,5%. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, os segmentos com maior geração de empregos foram Publicidade (32,8%), Gastronomia (29,5%) e TIC (25%).
Santa Catarina ficou em primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento Potencial da Economia Criativa (IDPEC) de 2023, com pontuação de 0,78, empatando com São Paulo. O indicador foi elaborado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) para medir o potencial de desenvolvimento do setor nos estados brasileiros.
