Marcelo Mendes assume Procuradoria-Geral do Estado de Santa Catarina
Tem novidade no SCemPauta!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, nomeou o procurador do Estado Marcelo Mendes como novo chefe da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (13). Mendes substitui Márcio Vicari, que esteve à frente da instituição desde janeiro de 2023 e deixou o cargo a pedido.
Marcelo Mendes é procurador de carreira desde 2006, com atuação nas áreas de Direito Constitucional, Administrativo e Tributário. É mestre em Ciência Jurídica, Direito Urbanístico e Meio Ambiente pela Univali e mestre em Derecho Ambiental y de la Sostenibilidad pela Universidade de Alicante. Na PGE/SC, já exerceu cargos como procurador-chefe da Procuradoria do Contencioso (Procont), da Procuradoria Fiscal (Profis), da Consultoria Jurídica (Cojur), procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos e para Assuntos Administrativos. Atuou também na Casa Civil como secretário adjunto e diretor de Assuntos Legislativos.
Na mesma ocasião, foram nomeados os procuradores adjuntos. Ricardo Della Giustina assumiu como procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos. Ele ingressou na carreira em 2006, formou-se em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2002 e tem MBA em Direito da Economia e da Empresa e especialização em Direito Constitucional. Já exerceu diversas funções na PGE/SC, incluindo a chefia da instituição entre dezembro de 2017 e abril de 2018, e foi procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos de 2011 a 2017.
Lígia Janke foi nomeada procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos. Natural de Timbó, ingressou na PGE/SC em 2020 após aprovação no 9º concurso para a carreira. É formada em Direito pela UFSC, especialista em Direito Civil e Empresarial e em Direito Processual Civil, e mestranda em Ciência Jurídica. Atuou na Procuradoria Fiscal (Profis), na Procuradoria do Contencioso (Procont), na Consultoria Jurídica (Cojur) e no Núcleo de Apoio ao Gabinete (NAG).
O ex-procurador-geral Márcio Vicari fez um balanço dos dois anos e meio de gestão, destacando resultados financeiros positivos de mais de R$ 20 bilhões para o Estado, o encerramento de disputas judiciais antigas e a modernização da PGE/SC.
