Tem novidade no SCemPauta!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Novo secretário-adjunto/Foto:Secom

Convidado para acompanhá-lo desde o início do Governo Estadual, o advogado Henrique Junqueira decidiu permanecer em Brasília e encerrar a parceria de trabalho com Jorginho Mello que se estendeu desde a Câmara dos Deputados até o Senado. Não deixou a sala que ocupava como chefe de gabinete do ex-senador porque continuou no mesmo cargo no gabinete de Ivete Appel da Silveira. Ontem (13) Junqueira foi anunciado como secretário-adjunto da Casa Civil do Governo Estadual. Seu substituto deve ser Jorge Welter, ex-prefeito de Itapiranga e homem de confiança de Luiz Henrique no governo estadual e no Senado e que está na equipe da Senadora Ivete desde o seu início..

Extrema confiança

Quando renunciou sua cadeira no Senado para assumir o governo, Jorginho Mello convidou Junqueira para acompanhá-lo, mas ele preferiu permanecer em Brasília. A primeira suplente o manteve no cargo. Especialista em direito tributário, Junqueira foi o coordenador da equipe que criou o Pronampe – certamente o maior importante trabalho de Jorginho no Senado. Ontem (13) Junqueira esteve em Joinville se despedindo da equipe da Senadora Ivete na região. “Ele é de extrema confiança de Jorginho”, comentou o jornalista Gayoso Neves, que foi seu colega no gabinete do Senado.

Foto: rede social

Denúncia de maus-tratos

Uma denúncia inédita de maus-tratos de animais: a vereadora denuncia possíveis maus-tratos envolvendo um grupo de vacas e bois no interior de Joinville. Liliane da Frada (Podemos) esteve duas vezes no local e constatou que o gado estava muito magro e acionou o Ministério Público, que envolveu a Cidasc e a Polícia Técnica.

Fome ou doença

As equipes irão analisar os animais e verificar se a situação envolve falta de alimento (maus-tratos) ou alguma doença. Em sua rede social a vereadora revelou que duas vacas já morreram e que após a primeira visita o proprietário mudou o pequeno rebanho do local, mas este foi descoberto. Deixar vacas e bois passarem fome também é alvo de entidades de defesa dos animais.

Sem despedida/Foto Rede social

Depois de mais de 60 anos, um dos campos de futebol mais antigos de Joinville foi interditado pela Justiça Federal. O Campo do Aviação FC – localizado atrás do aeroporto – foi fechado com correntes por decisão judicial. A direção do clube foi avisada que teria uma semana para retirar suas coisas de dentro da sede.

Sem despedida

A área de cerca de 25 mil m2 – doada à Infraero em 2015 pela prefeitura – foi transferida à empresa Motiva (novo nome da CCR), concessionária do Aeroporto de Joinville. O Aviação FC não teve tempo para se despedir do campo porque no último final de semana não teve rodada do campeonato da 1ª Divisão da Liga Joinvilense de Futebol.

Taxação de Trump: situação da Tupy

Os empregos da Tupy em Joinville não serão afetados com a imposição de 50% de taxas aos produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos. Pelo menos é a opinião de Aline Cardoso, diretora de research do Santander. Em entrevista ao Jornal do Comércio, a economista lembra que a Tupy exporta 20% de sua receita para aquele país e que as suas duas unidades mexicanas podem compensar esta produção porque “esses contratos têm um repasse automático”.

Fornecedora estratégica

A diretora do Santander afirma na entrevista que a Tupy (multinacional sediada em Joinville) é a única fornecedora de blocos de motores para seus clientes norte-americanos. Opinião da coluna: em breve blocos de motores (provavelmente cabeçotes) vão sair da lista de taxação por serem itens essenciais aos veículos comerciais fabricados nos Estados Unidos.

As marginais da BR-101

Em seu pronunciamento na sessão solene em que recebeu o título de Cidadão Honorário de Joinville, o Senador Esperidião Amin lembrou que as marginais da BR-101 entre Itajaí e Joinville são “órfãs”.

– Elas não são nem do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura), nem da concessionária Arteris e muito menos do Municípios.

Quem faz a manutenção?

Em Joinville, as marginais são tecnicamente avenidas dentro do perímetro urbano. É a alternativa mais próxima de ligação entre os bairros Nova Brasília e Glória, entre outros. Por que não houve até agora um convênio entre as partes? O mais indicado seria o Município se responsabilizar pela manutenção e a concessionária pagar a conta.

Marginais da BR-101 em Joinville/Foto Google Earth
Início das obras das áreas de escape/Reproducão

As primeiras no Estado

As duas primeiras áreas de escapes em Santa Catarina já iniciam na Rodovia SC-418, que liga Joinville ao Planalto Norte, na Perigosa Serra Dona Francisca. Ao descê-la, um caminhão que tiver problemas no sistema de freio poderá ser desviado para uma destas áreas e ser parado pelo piso coberto de brita.

Aéreas de escapes na Serra de Curitiba/Foto: reprodução

A experiência paranaense

Idealizado pelo catarinense Pedro Silva, morador há anos em Joinville, a área de escape na Serra de Curitiba (continuação da BR-101) já evitou milhares de acidentes e centenas de mortes. Depois de muitos anos, o exemplo paranaense finalmente será implantado em Santa Catarina. Primeiro em Joinville e certamente depois em outros municípios.  

Curtas

– O Sindicato dos Comerciário de Joinville foi homenageado ontem (13) pela Câmara de Vereadores de Joinville pelos seus 95 anos de atividade.

– Joinville cada vez mais internacional: em um posto na BR-101, o abastecedor foi um haitiano. No caixa, o funcionário era venezuelano.

– O Amazonas de Manaus anunciou que chegou a um acordo com um grupo de investidores para se transformar em SAF. O time disputa a Série B

– E JEC? Tem estádio, tradição e sobretudo uma torcida fiel e é o único time profissional da maior cidade catarinense e o terceiro maior pólo industrial do país. Com todas estes “dotes” ninguém quer casar com o JEC?

Fale com o colunista pelo WhatsApp (47)999644082

Ou pelo e-mail luizverissimoscempauta@gmail.com