Assistência Social e Sicos discutem ações para ampliar empregabilidade de imigrantes em SC
Tem novidade no SCemPauta!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), por meio da Gerência de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes (Geiri), reuniu-se com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviço (Sicos) e organizações que atuam com imigrantes para discutir ações integradas voltadas à empregabilidade dessa população. O encontro ocorreu na sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine), em Florianópolis.
Segundo a gerente da Geiri, Regina Suenes, a SAS apoiará a capacitação de técnicos do Sine para facilitar o acesso dos imigrantes às vagas disponíveis. A próxima etapa inclui a sensibilização dos funcionários e a organização de novas iniciativas relacionadas ao tema. Participaram também entidades como Círculos de Hospitalidade e Pastoral do Imigrante.
De acordo com o gerente de Políticas de Emprego e Ocupação da Sicos, Alexandre Souza, o objetivo é que as políticas públicas voltadas aos imigrantes sejam implementadas de forma eficiente e qualificada, aproveitando as oportunidades de trabalho e empreendedorismo no Estado.
Dados do Sistema de Registro Nacional Migratório (Sismigra), de maio de 2025, apontam que Santa Catarina possui 179.257 migrantes, principalmente da Venezuela, Haiti e Argentina. Entre as ações da SAS para essa população estão o apoio técnico aos municípios, a realização de seminários regionais, participação em mutirões de documentação e a organização da I Conferência Estadual de Migração, Refúgio e Apatridia.
