Medalha do Mérito Dona Francisca
Tem novidade no SCemPauta!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Medalha do Mérito Dona Francisca
Um dos maiores empreendedores de Joinville recebeu a maior homenagem do Município: a Medalha Dona Francisca. Fábio Perini é o idealizador e proprietário do Condomínio Empresarial Perini, o Vale do Silício da Industria, localizado no Distrito Industrial em uma área de 2,8 milhões de m2. O italiano de 85 anos não visitava Joinville há mais de uma década e nesta semana deixou sua residência em Lucca para voltar à sua “cidade” brasileira. A solenidade aconteceu em um espaço dentro do condomínio.

Lucca, Toscana
Nesta semana, o prefeito Adriano Silva e o prefeito de Lucca, Mário Pardini assinaram o protocolo de intenções de cidades irmãs que representa a irmandade entre as duas cidades. Lucca está localizada na região da Toscana e possui aproximadamente noventa mil habitantes. A nova cidadã-irmã de Joinville tem como vizinhas Pisa e Florença e próxima do Mar da Ligúria, de onde vieram os primeiros imigrantes italiano do Brasil pelo porto de Gênova. Graças ao empreendedorismo de Fabio Perini, a cidade tornou-se Capital Mundial do Papel Tissue, produto utilizado pela indústria na criação de vários produtos voltados à limpeza e higienização,

Sede de 20% do PIB de Joinville
O maior legado de Fábio Perini é o condomínio industrial que leva seu nome. Iniciado em 2001 com a entrega do primeiro galpão, o local é um verdadeiro bairro de Joinville com seus 2,8 milhões de m2 e 350 mil m2 de área construída. Mais de 15 mil pessoas circulam diariamente na órbita das 300 empresas de vários segmentos, entre elas 15 de diferentes países. Juntas, representam 20% do PIB do município e cerca de 2% do PIB catarinense. É considerado o maior parque multissetorial da América Latina.
Italiano genial
Joinville deve muito a Fábio Perini, um italiano de 85 anos que indiscutivelmente é um gênio. Em Lucca, trabalhando na empresa da família que industrializava papel, ele patenteou aos 17 anos seu primeiro dispositivo para automação no processo de fabricação de papel. Em 1966 fundou a Fábio Perini SpA, uma fábrica de máquinas para a indústria de papel. Sua primeira obra em Joinville foi a filial brasileira da Perini SpA, próxima do atual Garten Shopping na Zona Norte (vendida ao concorrente alemão KörberPaper em 1994).
Um italiano maluco
No final de 1999, começou a construção de três galpões pré-moldados em um amplo terreno do lado esquerdo da Rua Dona Francisca, entre a Whirlpool e a Fundição da Embraco. Durante um encontro com o então prefeito Luiz Henrique da Silveira, naquela época, perguntei qual seria a empresa que estava construindo os galpões. Um empresário italiano comprou a área de está construindo galpões para alugar para empresas, disse o prefeito. Que italiano maluco. Quem vai deixar de construir sua sede própria ou filial para alugar galpão? Não vai dar certo, pensei. Como diz o ditado, errar é humano.
Fale com o colunista pelo WhatsApp (47) 999644082
Ou pelo e-mail luizverissimoscempauta@gmnail.com
