Comércio e serviços geram quase 38 mil empregos formais no primeiro semestre em SC
Tem novidade no SCemPauta!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

No primeiro semestre de 2025, os setores de comércio e serviços foram responsáveis por 37.976 empregos formais em Santa Catarina, o equivalente a 47,2% dos 80.381 postos de trabalho com carteira assinada criados no estado. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Governo Federal.
Santa Catarina apresentou o sexto melhor desempenho em números absolutos entre os Estados brasileiros, embora ocupe a décima posição em população. O resultado representa uma queda em relação ao mesmo período de 2024, quando o setor terciário gerou cerca de 50 mil vagas.
Segundo o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, o cenário econômico atual, marcado por juros elevados, tem impactado a atividade econômica. Ainda assim, os números do comércio e dos serviços são considerados relevantes, com quase 38 mil novas vagas no semestre.
Outros setores também registraram saldo positivo no estado: indústria (+29,8 mil), construção civil (+12,1 mil) e agropecuária (+385).
Dentro do setor terciário, Joinville foi o município com maior geração de empregos (cerca de 4,7 mil), seguido por Chapecó (+2,3 mil), Florianópolis (+2,1 mil), São José (+1,9 mil) e Jaguaruna (+1,7 mil). De acordo com a economista da Fecomércio SC, Edilene Cavalcanti, aproximadamente 10% das vagas no comércio e nos serviços foram ocupadas por estrangeiros, refletindo o aumento da migração para o estado, conforme dados do Censo do IBGE.
No Brasil, foram criadas cerca de 1,2 milhão de vagas formais no primeiro semestre de 2025. Em junho, o país registrou 166 mil novos postos de trabalho, sendo pouco mais de 6 mil em Santa Catarina.
