Tem novidade no SCemPauta!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Antes da manutenção, a zona de acesso ao canal tinha pontos em que a largura não passava de 6 metros, o suficiente para travar embarcações. Imagem: Divulgação/PMF

A Prefeitura de Florianópolis, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), concluiu a obra de manutenção emergencial no Canal da Barra da Lagoa, localizado na região leste da cidade. A intervenção, iniciada em 1º de julho, teve como objetivo restabelecer as condições de navegabilidade comprometidas pelo acúmulo de sedimentos no leito do canal.

O trecho contemplado pela obra, com extensão de 550 metros, apresentava pontos com largura inferior a 6 metros, inviabilizando a passagem de embarcações. Após a intervenção, a largura média foi ampliada para 20 metros, e a profundidade média atingiu 2 metros, parâmetros adequados para navegação segura.

Durante a intervenção, 16 mil m³ de sedimentos foram retirados do leito. Imagem: Divulgação/PMF

Foram removidos aproximadamente 16 mil metros cúbicos de sedimentos, volume equivalente à cobertura de 40 campos de futebol. A operação foi realizada por meio de uma draga flutuante, que efetuou a sucção e o bombeamento do material para uma área de deposição localizada nas margens da Lagoa da Conceição, ao lado da rodovia SC-406.

A área de descarte passou por ações de nivelamento e distribuição do material, com acompanhamento técnico da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram). Está previsto, para as próximas etapas, o enriquecimento ambiental do local por meio do plantio de espécies nativas de restinga.

Com a finalização da manutenção, as condições de navegação estão reestabelecidas, com profundidade média de 2 metros e largura de 20 no trecho de circulação. Imagem: Divulgação/PMF

Segundo o prefeito Topázio Neto, a obra devolve à comunidade condições adequadas para a prática da pesca artesanal e demais atividades náuticas. O secretário municipal de Infraestrutura e Manutenção, Rafael Hahne, destacou que, apesar do caráter emergencial, todos os protocolos técnicos foram seguidos, e o canal será monitorado continuamente para garantir a eficácia da intervenção e planejar futuras ações de desassoreamento.