Levantamento sobre Saneamento no Sul da Ilha inclui entrevistas com moradores de comunidades pesqueiras
Tem novidade no SCemPauta!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Como parte das ações relacionadas à implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário no Sul da Ilha, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) iniciou ontem uma etapa de visitas a comunidades pesqueiras em Florianópolis. A atividade está sendo conduzida por profissionais da empresa Garden, contratada pela CASAN, e tem como objetivo entrevistar cerca de 400 moradores até o fim de agosto.
As visitas contemplaram ranchos localizados na região central da cidade e na Costeira do Pirajubaé. De acordo com a Gerência de Meio Ambiente da companhia, as equipes responsáveis pela coleta de dados incluem geógrafos, antropólogos, assistentes sociais e biólogos, com foco na obtenção de informações relevantes sobre demandas sociais e ambientais, especialmente em comunidades tradicionais.
A pesquisa contempla dez alternativas para a destinação do efluente tratado, ponto crítico para a finalização da obra e início das operações da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Rio Tavares. As opções avaliadas incluem a Baía Sul, o Rio Tavares, canais de drenagem como os do Saco dos Limões e da Costeira do Pirajubaé, além de soluções como disposição no solo e reuso.
Os dados coletados também serão utilizados para caracterizar as áreas de influência do projeto em aspectos sociais, econômicos, de infraestrutura urbana e transporte. As próximas etapas incluem visitas aos bairros José Mendes, Valerim, Sertão da Costeira e Saco dos Limões. A população de Florianópolis pode contribuir com a pesquisa até o dia 30 de agosto por meio do link ou QR Code disponibilizado pela CASAN.
