Imagem: Divulgação/Prefeitura de Xanxerê

Desde fevereiro deste ano, Xanxerê, no Oeste do Estado, tem oferecido o serviço de telemedicina à população. Em um contexto nacional no qual apenas 10% das cidades brasileiras disponibilizam atendimentos médicos virtuais, o município se destaca como exemplo ao implementar este modelo de atendimento.

Essa ação tem sido fundamental para aumentar a eficiência dos atendimentos, reduzir a sobrecarga nas unidades de saúde e proporcionar mais praticidade aos cidadãos. Desde o início da iniciativa, milhares de consultas foram realizadas à distância, garantindo acesso célere a orientações médicas, prescrições e encaminhamentos — especialmente em situações de menor complexidade.

De acordo com a secretária de saúde, Francis Mara Zago Pegoraro, os efeitos positivos já são percebidos tanto pelas equipes quanto pelos usuários. “A telemedicina é uma excelente alternativa para ampliar o acesso às atividades e serviços de saúde. Muitas vezes trata-se apenas de uma orientação ou da indicação de um medicamento específico, o que pode ser feito de forma rápida, sem a necessidade de deslocamento até a unidade e sem enfrentar filas. É um serviço que vem contribuindo significativamente para agilizar os atendimentos”, ressalta.

Além disso, os profissionais das Unidades Básica de Saúde (UBS), têm se dedicado a orientar e apoiar os cidadãos que enfrentam dificuldades com o uso da tecnologia, garantindo que todos possam utilizar o sistema com independência e segurança.

Enquanto o Ministério da Saúde prevê que o uso da saúde digital pode reduzir em até 30% o tempo de espera no SUS, Xanxerê já observa os benefícios dessa modernização, demonstrando que com planejamento, investimento e participação da comunidade, é possível transformar a saúde pública e oferecer um atendimento mais ágil e humanizado.