Indústria Catarinense discute inovação e transição energética em Criciúma

Criciúma sedia hoje (30), o terceiro encontro da Jornada Nacional de Inovação da Indústria em Santa Catarina. A iniciativa é promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio das federações industriais e parceiros como o Sebrae. No estado, a FIESC lidera a mobilização, oferecendo painéis, oficinas e visitas técnicas em espaços voltados à inovação. A programação ocorre das 14h às 18h, no CRIO – Centro de Inovação de Criciúma.
Entre os destaques, estão uma plenária com cases de empresas locais — como Rio Deserto e Clean Pellets — e uma palestra sobre transição ecológica e digital ministrada por especialistas da NIONE. Também será realizada uma oficina voltada ao estímulo à inovação, com orientação sobre editais e suporte de mentores para diferentes perfis de projetos.
“O debate sobre transição energética e digital é crucial para o futuro do setor industrial. Já não se trata de escolha, e sim de uma estratégia fundamental para promover competitividade, sustentabilidade e inovação. O mais motivador é ver esses avanços concretos surgirem aqui no Sul de Santa Catarina”, afirma Valmir Cabral, gerente de operações do SESI e SENAI nas regionais Sul e Litoral Sul da FIESC.
Carlos Bork, superintendente de Inovação da CNI, será o moderador do painel principal. Entre os palestrantes estão Gabriel Dick e Thiago Malagrino (NIONE), André Dalasso (Rio Deserto), além de Samuel e Ermisson Pacheco (Clean Pellets).
