Imagem: Freepik

O Terminal Portuário Santa Catarina (TESC) movimentou 3,3 milhões de toneladas de cargas no primeiro semestre de 2025, registrando crescimento de 20% em relação a 2024. O destaque foi para os produtos vegetais, com alta de 30%.

Desde 2023, o TESC opera silos e um berço dedicado à exportação de grãos, após investir R$ 250 milhões em estrutura específica para o agronegócio. Em dois anos, foram embarcadas cerca de 5 milhões de toneladas, com potencial anual de 4 milhões na fase de maturação do projeto, segundo o COO Randal Couceiro.

Mesmo em uma área de 68 mil m² no Complexo Portuário de São Francisco do Sul, o terminal mantém operação eficiente e estratégica. Recebe cargas de três regiões brasileiras e tem influência em um raio superior a mil quilômetros.

Para o CEO Fabio Mota, o modelo multipropósito e os bons indicadores operacionais posicionam o TESC como referência no setor. “Nosso uso inteligente da infraestrutura tem atraído a atenção de outros terminais, pela capacidade de atender vários tipos de carga com eficiência”, afirma.

Com 29 anos de história, o terminal é reconhecido pela versatilidade nas operações com grãos vegetais, produtos siderúrgicos, granéis sólidos, carga geral e de projeto. A proximidade com as rodovias BR-280 e BR-101 facilita o acesso às regiões Sul e Sudeste, otimizando o fluxo de importação e exportação.