Nota da Defesa Civil/SC foi divulgada hoje

Após um fim de semana marcado por instabilidades climáticas e tempestades em diversas regiões, o estado de Santa Catarina inicia a semana com variações meteorológicas: enquanto o sul e o oeste ainda enfrentam períodos de instabilidade, as condições são mais estáveis na Grande Florianópolis e no norte catarinense.

Nesta segunda-feira (28), a formação de um ciclone extratropical sobre o oceano, entre os litorais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, favorece a ocorrência de chuva leve e pontual em algumas áreas.

Alerta para os Ventos

O principal impacto desse sistema atmosférico está na força dos ventos, que sopram com intensidade moderada a forte, sobretudo no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Nessas localidades, as velocidades médias variam de 30 a 40 km/h, com rajadas que podem ultrapassar os 80 km/h, conforme boletim da Secretaria da Defesa Civil (SDC).

Ressaca e Risco no Mar

No oceano, os ventos intensos contribuem para um cenário de mar bastante agitado, com possibilidade de ressaca até quarta-feira (30). As ondas podem exceder os 4 metros em boa parte do litoral, especialmente entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis. Em áreas mais afastadas da costa, a ondulação é ainda mais severa, oferecendo riscos à navegação e à prática de atividades aquáticas.

Maré Alta e Alagamentos

Com o reforço dos ventos do quadrante sul e a influência do ciclo lunar, o nível do mar tende a subir, podendo provocar alagamentos costeiros, principalmente na tarde desta segunda-feira e na madrugada e tarde de terça-feira (29).

Frente Fria e Queda de Temperatura

À medida que o ciclone se afasta para alto-mar, uma massa de ar mais fria e seca avança sobre o estado. O tempo fica mais estável, porém acompanhado de queda nas temperaturas entre a noite de segunda-feira e a madrugada de terça-feira. Nas regiões mais elevadas do Planalto Sul, há chance de precipitações típicas do inverno, como neve ou chuva congelada.

Previsão para os Próximos Dias

Essa massa de ar fria e seca deve predominar ao longo da semana, mantendo o tempo firme até sexta-feira (01). As temperaturas tendem a subir gradualmente, proporcionando dias mais ensolarados e estáveis.

Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina