Rio do Sul terá mais de R$ 21 milhões para obras de desassoreamento

A Prefeitura de Rio do Sul assumirá a responsabilidade pela realização das obras de desassoreamento e limpeza em trechos dos rios Itajaí do Oeste e Itajaí do Sul. A iniciativa será viabilizada por meio de uma parceria com o Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina. Serão investidos quase R$ 21 milhões para execução dos serviços.
Serão beneficiados, ao todo, cerca de 13,3 quilômetros dos rios que chegam ao município, área onde se forma o rio Itajaí-Açu. O repasse dos recursos faz parte de um conjunto de iniciativas do Estado para reduzir os impactos causados pelas enchentes, complementando as obras de reforma das barragens de Ituporanga e Taió que já estão em andamento.
De acordo com o prefeito Manoel, a prefeitura será encarregada de contratar uma empresa especializada para elaborar o projeto técnico, devido à complexidade da intervenção. A Defesa Civil estadual dará suporte a todo o processo, tendo já realizado uma etapa anterior de limpeza na cidade, que contemplou aproximadamente 8,2 quilômetros de extensão, incluindo a retirada de sedimentos em 750 metros do leito e das margens do rio, além da remoção de uma ilha próxima ao bairro Taboão.
Nesta nova fase, sob responsabilidade direta da administração municipal, serão realizados trabalhos de limpeza em 5,9 quilômetros do rio Itajaí do Oeste — da ponte de acesso à BR-470, nas proximidades de Laurentino, até o Encontro dos Rios, no centro de Rio do Sul. Já no rio Itajaí do Sul, as ações se estenderão por 7,4 quilômetros, indo até a fronteira com o município de Aurora.
