Marco Antônio x Carlos Henrique

Mais uma batalha na guerra pessoal (e política) entre o deputado federal Zé Trovão e o estadual Sargento Lima, ambos do PL e com domicílio eleitoral em Joinville. Dentro do partido todos conhecem o relacionamento belicoso entre os parlamentares, cuja origem é de caráter pessoal e que passou para o campo político. Um fator agravante é que ambos são candidatos declarados à Câmara Federal em 2026 pela mesma sigla e no mesmo reduto eleitoral. Ontem (23) mais uma provocação nas redes sociais: Zé Trovão respondeu uma ameaça velada postada por Lima em sua rede social.


Consulta ao dentista
Dias depois de Zé Trovão ser indicado por um grupo de parlamentares em Brasília como um dos coordenadores da manifestação marcada para 3 de agosto em todo o País, Sargento Lima – por coincidência ou não – publicou em sua rede social que a coordenação do evento em Joinville será a mesma das anteriores, quando ele e sua assessoria estiveram à frente. “Se alguém usar nossa manifestação (em Joinville) como palanque para 2026, já providencie o contato do dentista e deixe pronto(…) que vai retirar de lá sou eu mesmo”. Ao lado da postagem o alerta: quem avisa amigo é…”
Origem da inimizade
Amigos de Zé Trovão confidenciaram à coluna no ano passado que ele tem certeza que Lima esteve apoiando sua ex-esposa nos episódios que acabaram desgastando sua imagem, como as acusações de agressões, entre outras. O ex-casal acabou como inimigos. Durante a eleição para prefeito de Joinville, na qual Lima foi o candidato do PL, ambos apertaram as mãos em público. Não passou disso. No ano seguinte, a situação piorou ainda mais com a decisão de Lima em concorrer a deputado federal.
Aniversário
Uma grande festa de aniversário está sendo organizada por Zé Trovão no próximo sábado (26) na Sociedade Rio da Prata, um dos cinco maiores espaços cobertos para eventos de Joinville. Na prática será a largada da campanha de Zé Trovão à reeleição. O aniversário foi terça-feira (22), mas a “festa” será no sábado. Certamente seu correligionário e desafeto não comparecerá, mas ambos estarão no palanque bolsonarista do dia 3 em Joinville. Até por ser coordenador nacional, Zé Trovão será obrigado a discursar, sem se preocupar com o dentista no dia seguinte.
Inimigos na mesma trincheira
Zé Trovão e Sargento Lima não são os únicos companheiros de partido e “inimigos” na história política de Joinville. Nos anos 90, os deputados estaduais João de Oliveira Rosa e Jaime da Silva Duarte (mesma Legislatura de 1999 a 2003) foram inimigos na mesma trincheira (PSDB) desde a Câmara de Vereadores. Jaime Duarte só não foi presidente da Assembleia Legislativa porque João Rosa o impediu. Havia um acordo que o próximo presidente seria do PSDB, que indicou Duarte. As outras bancadas concordaram, desde que os tucanos fossem unânimes. Horas antes da votação, Rosa garantiu que não votaria em Duarte. Como não haveria unanimidade, foi escolhido outro candidato de sigla diferente, que acabou eleito.
Tentativa
Ontem à tarde, a coluna enviou mensagem ao deputado Sargento Lima e a um de seus assessores mais próximos. Não retornaram até o fechamento da coluna.
Fale com o colunista pelo whatsapp (47) 999644082 ou pelo e-mail luizverissimoscempauta@gmail.com
