Flores, Histórias e Futuro: Comemoração dos 10 Anos do Jardim Botânico de São José

Para celebrar dez anos de atuação voltada à preservação ambiental, pesquisa e educação, o Jardim Botânico de São José prepara uma programação especial para 16 de agosto. Ao longo do dia, os visitantes poderão participar de atividades como narração de histórias, distribuição de mudas, shows e apresentações de artistas da região, além de aproveitar food trucks, recreação e oficinas de educação ambiental.
“A comemoração dos 10 anos do Jardim Botânico é uma conquista coletiva. É um espaço vivo, que evolui junto à comunidade e atrai cada vez mais quem se preocupa com o meio ambiente”, afirma o superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rubens Pereira Júnior. “Estamos organizando um evento para todas as idades, com cultura, aprendizado e contato direto com a natureza”, completa.
A programação completa será divulgada em breve, mas já promete marcar este momento histórico, consolidando o Jardim Botânico como referência na conservação da vegetação nativa e no lazer educativo. Reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente e integrante da Rede Brasileira de Jardins Botânicos, é considerado um importante centro de estudo e proteção da Mata Atlântica.
O espaço abriga sede administrativa, auditório, anfiteatro, trilha ecológica, jardim sensorial, cactário, estufa de espécies nativas e um herbário com coleção científica de plantas secas — um verdadeiro museu vivo para estudos e visitantes. Mesmo com enfoque científico, o acesso ao Jardim é gratuito de segunda a sábado. “O jardim é uma instituição pública municipal dedicada à educação ambiental, conservação e pesquisa, com mais de 2.300 m². Seu diferencial é estar aberto ao público especialmente aos sábados”, ressalta Rubens.
Ecoturismo e novas parcerias
Para fortalecer o papel do Jardim Botânico, a Fundação Municipal do Meio Ambiente está negociando com a Secretaria de Cultura e Turismo a inclusão do local no Roteiro de Memórias de São José, com visitas guiadas aos sábados. Atualmente, o espaço já recebe visitantes nos fins de semana, mas passará a contar com monitores especializados.
“O ecoturismo é uma vocação natural de São José, aliando conservação, lazer e geração de renda. Integrar o Jardim ao Roteiro amplia as possibilidades para moradores e turistas explorarem nossa história, natureza e cultura de forma conectada”, explica o secretário de Cultura e Turismo, Toninho da Silveira.
10 anos de avanço e cuidado ambiental
Com a incorporação de 12,3 hectares de área com fragmentos da Mata Atlântica por meio de compensação, o Jardim Botânico está prestes a se tornar a maior área de conservação municipal de Santa Catarina. Estudo inicial do Instituto Nila identificou 105 espécies vegetais em 50 famílias botânicas, incluindo o ameaçado Palmito Juçara, essencial para o equilíbrio da fauna local.
Na fauna, já foram registradas 20 espécies entre aves, mamíferos e outros animais típicos da Mata Atlântica, como o tamanduá-mirim e o cachorro-do-mato. “Esse levantamento confirma a relevância ecológica do Jardim, que está ligado ao maior corredor ecológico do estado, na Serra do Tabuleiro, sendo um laboratório natural para estudantes, pesquisadores e para a sociedade”, explica a bióloga Edilane Rocha Nicolete.
Rubens reforça que o Jardim Botânico de São José se firma como modelo de integração entre pesquisa, preservação e educação ambiental. “Além das visitas guiadas, o público pode fazer trilhas, piqueniques, conhecer espécies exóticas no cactário — com plantas de 37 países — e explorar o Jardim Sensorial, acessível para pessoas com deficiência visual, com sinalização em braile”, conclui.
