Economia e público: dados imprecisos sobre a Festa do Pinhão são festejados pela Prefeitura em coletiva de imprensa
Economia
A Fecomércio, que em anos anteriores realizou estudos com dados e balanços consistentes sobre o impacto econômico da festa, informou que não realizou qualquer pesquisa em 2025 e que eventuais números divulgados deveriam ser buscados junto à CDL. Esta, por sua vez, não respondeu aos nossos questionamentos.
Segundo dados imprecisos divulgados pela CDL, o comércio de Lages teve um crescimento de 20% em comparação ao mesmo período do ano passado. Procurada, a CDL não soube confirmar esses dados com precisão por meio de sua assessoria de comunicação.
A festa de 2024 reuniu 350 mil pessoas nos shows e mais de 50 mil turistas, que injetaram na economia local R$ 40 milhões de reais, segundo levantamento detalhado realizado pela própria Fecomércio.

De acordo com os dados fornecidos pela CDL de Lages, podemos deduzir que esse aumento de 20%, produzido na 35ª edição, corresponderia a cerca de R$ 8 milhões… inegavelmente, estes números divulgados carecem de um estudo mais aprofundado e de uma metodologia séria e transparente. Mas, caso correspondam a realidade, configurariam um verdadeiro espetáculo de crescimento: com apenas 61 mil pessoas no estádio, somadas a 50 mil no Recanto e mais 2 mil turistas, teria havido uma verdadeira multiplicação dos pães, triplicando o gasto médio por pessoa.
O recado da Prefeitura e da CDL é claro: os números divulgados significam que, para a economia, o turismo gerado pela festa, em 34 edições, não tem relevância; que o título de Festa Nacional do Pinhão é pura ostentação; e que a festa, no modo “caseiro”, se mostrou mais lucrativa que no modelo nacional.
Público
Outro dado impreciso ficou por conta do número impressionante de pessoas que passaram pelo Recanto do Pinhão. Segundo a Prefeitura, foram 250 mil pessoas, ou mais de quatro estádios do Morumbis lotados, isso durante os 17 dias de evento.
O fato curioso ficou por conta do apontamento do blogueiro Edson Varela, simpatissíssimo à prefeita, que não escondeu seu descontentamento com o público, relatando que houve um dia em que deu para contar 74 pessoas em frente ao palco.

No estádio, o público total divulgado pela Prefeitura foi de 61 mil pessoas nos cinco dias de shows. No entanto, fontes de dentro da Secretaria do Turismo informaram que, no primeiro dia de show, quando foi anunciado um público de 16 mil pessoas, o número de ingressos que efetivamente deram entrada na festa foi pouco mais de 3.700.
Veja mais postagens desse autor