Santa Catarina é líder nacional em exportação de madeira e móveis

Santa Catarina encerrou o primeiro semestre de 2025 com uma elevação de 6,6% na receita gerada por exportações, impulsionada principalmente pelos setores de madeira e móveis, que representaram cerca de 15% do total exportado pelo Estado. Os produtos foram enviados para mais de 100 países, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Conforme o governador Jorginho Mello mesmo com apenas 1% do território brasileiro, o Estado é referência em múltiplas áreas.
Líder em exportação de madeira
Santa Catarina liderou nacionalmente nas exportações de madeira e derivados de cortiça, movimentando 1,3 milhão de toneladas e faturando US$ 668,7 milhões, o que representou 37% da exportação brasileira do setor e 11,4% de toda a exportação estadual no período. Os principais concorrentes foram Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Pará.
O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço Silvio Dreveck enfatizou a excelência das indústrias catarinenses, que se destacam em produtos como pallets, laminados, portas e compensados. Cidades como Caçador, Lages, Três Barras, Itajaí e Curitibanos foram as principais exportadoras.
Destaque em exportação de móveis
O estado também foi o maior exportador de móveis, faturando US$ 141,3 milhões, superando outras unidades federativas como Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. SC representou 32% de todas as exportações nacionais do setor.
Dreveck comemorou o desempenho, destacando que a produção local está conquistando mercados exigentes como a América do Norte e a Europa, o que traz renda, empregos e dinamismo para toda a cadeia produtiva. Os municípios líderes foram São Bento do Sul, Caçador, Campo Alegre, Rio Negrinho e Fraiburgo, com destaque para produtos como camas, colchões, mesas e cadeiras.
Veja mais postagens desse autor