Novo quer o protagonismo em SC; deputados catarinenses em Brasília defendem anistia; distanciamento entre Egídio e Mário; nomeações irregulares no IMA — e outros destaques
A um clique de você
Entre agora nos grupos de WhatsApp do SCemPauta e receba em primeira mão as notícias que realmente importam — com exclusividade e agilidade. COMPARTILHE OS NOSSOS LINKS!
📲 Informações quentes, análises precisas e tudo o que você precisa saber!
💥 O SCemPauta atua com independência, sempre trazendo em primeira mão as principais DENÚNCIAS. Não fique de fora!
❓ Dúvidas? Chama no WhatsApp: (49) 98504-8148
👇 CLIQUE ABAIXO E PARTICIPE AGORA!

O Partido Novo começa a fazer os primeiros movimentos em busca do protagonismo na eleição estadual do próximo ano. Isso ficou claro no posicionamento de suas lideranças no evento realizado no sábado, no Oceania Park Hotel & Convention Center, em Florianópolis. Mais de mil pessoas participaram do que já é visto como o maior evento já feito pelo partido em Santa Catarina.
O primeiro posicionamento na direção do protagonismo se deu através do deputado federal Gilson Marques, que anunciou sua pré-candidatura ao Senado. “O Brasil precisa de senadores que enfrentem os abusos do STF, a roubalheira e que defendam a liberdade. Estou disposto a encarar essa batalha”, declarou Marques. Ele abrirá caminho para que a vice-prefeita de Joinville, Rejane Garbin, dispute uma vaga na Câmara Federal, já que Odair Tramontin possivelmente se anunciará como pré-candidato a deputado estadual. Porém, há uma movimentação interna que poderá mudar o caminho de Rejane: uma possível candidatura ao Governo do Estado, do prefeito de Joinville, Adriano Silva.
O presidente nacional do Novo, Eduardo Ribeiro, e o presidente estadual, Khalil Zattar, são entusiastas da candidatura e, no sábado, ganharam mais um importante aliado: o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, pré-candidato à Presidência da República. Nos bastidores, Zema coloca na mesa a necessidade de uma candidatura de Silva para ajudar em seu projeto nacional.
O fato é que Adriano resiste às investidas. Ele prefere ficar no comando da prefeitura, porém, há quem afirme que ele se sentiu mexido com os inúmeros apoios à pré-candidatura ao governo e que poderá vir a refletir, nos próximos meses, sobre a possibilidade de disputar a Casa D’Agronômica.
Uma possível entrada de Silva no cenário majoritário embolaria ainda mais o jogo para 2026. Isso porque, somente com o governador Jorginho Mello (PL) e o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), já é esperada uma disputa acirrada. Com Adriano na disputa, o cenário tende a se tornar ainda mais incerto, num pleito que será dominado, mais uma vez, pelos partidos de direita e centro-direita. Adriano foi recebido no evento do Novo sob gritos de “Governador”. Veja:
Pressão
Deputados catarinenses do PL estarão hoje em Brasília, em pleno recesso do Parlamento. Eles se juntarão a outros parlamentares do partido para tentar forçar uma sessão extraordinária para votar o projeto da Anistia. São esperados, no total, 50 deputados. Todos os deslocamentos são feitos pela Latam. O primeiro a chegar foi Zé Trovão, que desembarcou no início da noite de ontem, enquanto Ricardo Guidi chegou no início da madrugada de hoje. Daniela Reinehr tem chegada prevista para hoje às 12h, e Caroline de Toni, às 14h. A informação é que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), e o do Senado, Davi Alcolumbre (UB), não interromperão o recesso. Os deputados catarinenses devem participar de uma coletiva ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Aniversário de BC

Chamou a atenção, ontem, ao passar por Balneário Camboriú, a movimentação na cidade. Por conta da programação festiva dos 61 anos do município, os restaurantes, que em geral sempre têm bom movimento, apresentaram uma movimentação ainda maior. Destaque também para o restante do comércio, que também acabou absorvendo boa parte desse público. À noite, o encerramento da programação foi com o show da banda Jota Quest, que levou mais de 100 mil pessoas para a praia.
Hospital

Balneário Camboriú ganhou um verdadeiro presente de aniversário com a sanção, feita pelo governador Jorginho Mello (PL), do projeto aprovado pela Assembleia Legislativa, de estadualização do Hospital Ruth Cardoso. Projetado inicialmente para atender entre 130 e 140 mil pessoas, a unidade atende mais de um milhão. Nas mãos do Governo do Estado, que tem muito mais recursos do que o município, o que se espera é que o hospital passe a receber investimentos que melhorem e ampliem a sua estrutura.
Empatia
Ontem, durante o evento de sanção do projeto de estadualização do Hospital Ruth Cardoso, de Balneário Camboriú, um casal que, há pouco tempo, perdeu um bebê na unidade — em que, segundo denúncia feita ao Ministério Público, as causas foram por erro médico — fez um protesto pacífico no local. É claro que não faz sentido querer responsabilizar o governador Jorginho Mello (PL) e nem a prefeita Juliana Pavan (PSD). Por mais que sejam governador e prefeita, o fato é que a situação envolve a equipe médica, os únicos que podem ser responsabilizados. Porém, faltou empatia a Jorginho. E um político sem empatia perde toda a razão de seu mandato. Afinal, quando se exerce um cargo público, isso se faz para cuidar das pessoas e, naquele momento, faltou ao governador o entendimento de que podia ter tido um cuidado com aqueles pais que estão sofrendo. Não custava tê-los acolhido com mais respeito e compaixão. Porém, o governador mais se preocupou em se defender, para que “não fosse criada uma polêmica”, e deu um tapinha no peito do pai e foi embora. Uma atitude lamentável, ainda mais quando parte de um governador.
Afastados
Não é segredo para ninguém, em Blumenau, que o prefeito Egídio Ferrari (PL) e o ex-prefeito Mário Hildebrandt (PL) mantêm uma relação distante, quase inexistente. Lideranças do PL no município relatam que Ferrari ainda guarda mágoa de Hildebrandt, que não o queria como candidato à sua sucessão. Quem forçou a barra foi o governador Jorginho Mello (PL), que, para tirar Ferrari do MDB — partido ao qual Egídio já estava apalavrado — prometeu que ele seria o candidato do PL à Prefeitura de Blumenau. Segundo alguns liberais, é bem provável que Ferrari não apoie a candidatura de Mário a deputado estadual.
Crise no PSB 1

No próximo dia 4 de agosto, o presidente estadual do PSB, Israel Rocha Borba, será ouvido pela Polícia Federal em mais um desdobramento da Notícia-Crime, que também está nas mãos do Ministério Público. Uma fonte informou que, se quiserem seguir o rastro das supostas irregularidades, basta passar a lupa na prestação de contas envolvendo a eleição municipal do ano passado, em Joaçaba. Por lá, foram gastos 20% de toda a grana milionária que chegou para a legenda custear as campanhas de suas candidaturas.
Crise no PSB 2
Ao final, o candidato a prefeito e o vice do PSB de Joaçaba alcançaram 585 votos, ou seja, 3,5% do total. Com todo o dinheiro enviado, nem candidatos a vereador foram eleitos no município. Cada voto custou R$ 342,00, aproximadamente. Nas denúncias, levanta-se a possibilidade de candidaturas laranjas. Uma questão que tem sido discutida entre lideranças do partido é se nenhum membro da executiva estadual acompanhou o que fazia o presidente.
Jantar

A deputada federal Caroline de Toni (PL) e seu marido, o empresário Matheus Bortoluzzi, receberam amigos e aliados políticos para um jantar em seu apartamento, em Balneário Camboriú. Entre os amigos, a prefeita, Juliana Pavan (PSD), o vice Nilson Probst (MDB), e o prefeito de Camboriú, Leonel Pavan (PSD). Já entre os aliados, o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia (PL), e o secretário de Estado da Agricultura, Carlos Chiodini, que preside o MDB estadual. No cardápio, a impressão de cada um sobre a eleição do próximo ano.
Balanço 1

A prefeita de Içara, Dalvania Cardoso (PL), fez um balanço dos primeiros seis meses de seu segundo mandato. Na educação, ela destaca que o município, que já entregava os materiais aos estudantes da rede municipal de ensino, criou o Auxílio Uniforme Escolar, que substitui a entrega do vestuário por repasse direto às famílias. “O benefício, regulamentado por lei, permitiu a injeção de mais de R$ 2 milhões na economia local, o que fortaleceu o comércio da cidade e garantiu ainda mais dignidade aos estudantes”, comemorou a prefeita. Já na saúde, Dalvania afirma que a atual gestão repaginou o Zera Fila e, conduzido pelo secretário Acélio Casagrande, o Limpa Fila vai diminuir, o máximo possível, o tempo de espera por consultas com especialistas, exames e procedimentos de média e alta complexidade.
Balanço 2
Na infraestrutura, a prefeita de Içara, Dalvania Cardoso (PL), em parceria com o Projeto SC Levada a Sério, do Governo do Estado, confirmou que serão executadas obras de mobilidade urbana e logística, como a revitalização do acesso ao Terminal Intermodal Sul, na comunidade de Esperança, e a criação de novas ligações com a BR-101, nos bairros Barracão e Vila Nova, além da parceria com o Estado para duplicação da SC-445, com previsão de entrega até novembro. Para ela, entre os marcos do semestre está ainda o patrocínio para a realização da primeira edição da Feira e Festa da Indústria, do Comércio e do Agronegócio de Içara (Incoagro), que marcou o calendário oficial da cidade ao valorizar os setores produtivos e projetar Içara como um polo de oportunidades no Sul catarinense.
Nomeações irregulares
O Tribunal de Contas do Estado considerou irregular a nomeação de quase 300 servidores para as funções de agente e autoridade fiscal no Instituto do Meio Ambiente (IMA). A decisão do Pleno determina que o órgão encaminhe, em até 30 dias, um projeto de lei para a criação de um plano de cargos e salários, além da realização de novo concurso público. A auditoria que embasou a decisão teve início ainda em 2023, a partir de um levantamento sobre o quadro de pessoal do IMA. Em abril de 2024, a Corte decidiu aprofundar a fiscalização dos atos de pessoal, após a área técnica constatar a ausência de qualquer controle sobre as nomeações no órgão e a ilegalidade na falta de concurso público para o cargo de fiscal do meio ambiente.
Sem previsão
“Conforme síntese elaborada pela Diretoria Geral de Controle Externo (DGCE), a Diretoria Técnica registrou que não há qualquer previsão legal para o quantitativo de vagas relativas a qualquer dos cargos do quadro funcional do IMA. Nesse cenário, o gestor do órgão possui liberalidade para nomear quantos servidores assim o desejar. Destacou-se, ainda, a constatação de indícios de irregularidades na nomeação de fiscais e burla ao instituto do Concurso Público”, apontou o relatório técnico do Tribunal de Contas, tornado público no ano passado.
Poder de polícia
Após a conclusão da auditoria, a conselheira Sabrina Nunes Iocken, relatora do processo, apontou que apenas 5 servidores atendem à definição da Portaria Conjunta CPMA/IMA nº 143/2019. São eles: três coronéis e dois subtenentes vinculados ao Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública da Polícia Militar de Santa Catarina, portanto, com poder de polícia previamente atribuído por lei, resumiu a conselheira.
Sem multa
A conselheira relatora do TCE, Sabrina Nunes Iocken, não acolheu a argumentação do IMA de que todos os servidores efetivos da autarquia estariam automaticamente investidos do poder de polícia ambiental. Também optou por não aplicar multas aos atuais gestores do IMA, como sugerido pela área técnica, considerando que a prática vem sendo adotada por gestões anteriores e que a medida poderia comprometer a continuidade da fiscalização ambiental no estado.
Drogas
O advogado Fernando Henrique da Silveira foi convidado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para estar em Brasília, na quarta-feira (23), representando Santa Catarina, através do Conselho Estadual de Entorpecentes, em audiência pública nacional proposta pelo Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas, do SENAD – Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em pauta, as ações continuadas de prevenção e combate às drogas. Silveira tem recebido alguns convites para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.
Agradecimento
A coluna agradece as inúmeras mensagens de solidariedade à denúncia que fiz sobre os ataques e todo um processo de intimidação que este colunista está enfrentando. Ainda não foi possível responder a todas as mensagens. A grande manifestação de apoio só dá mais força para a continuidade do trabalho e, ao mesmo tempo, a certeza de que estamos contribuindo com a sociedade. Para quem não assistiu ao vídeo com a denúncia, segue abaixo: