Dez vezes mais: gastos com comunicação no governo Carmen Zanotto disparam; Tiago Silva, o maior bolsonarista da Região Serrana, sai às ruas em apoio a Bolsonaro

Dez vezes mais: gastos com comunicação no governo Carmen Zanotto disparam;
Um levantamento feito pelo vereador Aldori de Freitas, o Freitinhas, aponta um crescimento alarmante nos gastos com comunicação institucional da Prefeitura de Lages sob a gestão da prefeita Carmen Zanotto. Segundo os dados, se a média mensal atual for mantida até o final de 2026, o governo Carmen poderá gastar dez vezes mais do que no último ano da gestão anterior.
Hoje, por exemplo, pessoas da comunidade dizem perceber que o acesso à Rádio Clube de Lages — a voz da comunidade — parece mais restrito em relação a anos anteriores. Alguns relatam dificuldades para serem atendidos em ligações ou mensagens, ao tentar tratar de problemas do cotidiano, relativos à administração pública, que afetam a população. Há quem diga que, dependendo do assunto, já houve casos em que o repórter desligou o telefone.
Além das rádios e TVs, a comunicação oficial da prefeitura se estende à contratação, por compra direta, de blogs e páginas em redes sociais. Nessa categoria, a situação é ainda mais controversa: entre os perfis no Instagram, por exemplo, há páginas notoriamente sem audiência, com indícios de seguidores falsos; muitos deles com nomes árabes, que podem ser comprados em pacotes do submundo digital.
Por essa cooptação em massa, não é um exagero afirmar que a imprensa de Lages se tornou um instrumento de manipulação da percepção — a Festa do Pinhão é o maior exemplo para ilustrar isso, principalmente pelo fato de a imprensa conseguir a façanha inédita de normalizar o absurdo. Na coletiva recente para anunciar o balanço da festa, Carmen Zanotto disse que a imprensa lageana “levou a Festa do Pinhão para o mundo”. O vereador Maurício Batalha reforçou a fala e parabenizou. Ninguém contestou se havia dados que embasassem a fala; ao contrário, tudo foi aplaudido com exaltação.
Ainda como exemplo prático, a atuação da comunicação da prefeitura foi emblemática ao classificar a prestação de contas da Festa do Pinhão como inédita. Em parte, eu até concordo: foi inédita; foi o ineditismo do absurdo. Pois afirmar que o Recanto do Pinhão reuniu 250 mil pessoas, que a festa foi um sucesso econômico e que o mundo todo a conheceu através da imprensa local é muito mais que desinformação, é um ato de muita coragem.
À imprensa cabe repercutir o teatro que a prefeitura cria, sem abrir espaço para contestações. Afinal, quem é doido de questionar o fantástico?
Tiago Silva, o maior bolsonarista da Região Serrana, sai às ruas em apoio a Bolsonaro

Jair Bolsonaro, para além da discussão político-partidária, pode estar à iminência de ser preso. Quem acompanha de perto o andamento do processo envolvendo o ex-presidente sabe que o ministro Alexandre de Moraes vem cumprindo à risca cada passo traçado para chegar até ele. Infelizmente, para os bolsonaristas mais fervorosos, o inquérito do 8 de janeiro só deve se encerrar com Bolsonaro atrás das grades, a menos que algum fato novo e excepcional mude esse rumo.
É nesse cenário, com a sensação de estarmos vivendo uma véspera de prisão interminável, que alguns “patriotas” já começam a se movimentar entre a ansiedade e o desespero.
Em Lages, o ativista político-ideológico Tiago Silva foi às ruas com um cartaz gigante onde se lia: “Apoia Bolsonaro, buzine.” A cada buzinada, Tiago respondia com emoção, balançando seu inseparável chapéu preto. Além de ser, talvez, o maior bolsonarista que já vimos por estas bandas, Tiago é assessor do folclórico deputado Zé Trovão, a quem representa de forma cênica, incorporando à sua imagem a barba e o figurino inconfundível.
Nessa saga de devoção ao ex-presidente, Tiago alcançou sua maior conquista: conseguiu ficar a sós, frente a frente, com o seu maior ídolo. Foi representando o fã-clube bolsonarista de Lages que ele teve a chance de tietar Bolsonaro e entregar alguns presentes. Mas calma, não foi um rolo de papel escrito à mão com um “eu te amo” . Tiago entregou ao ex-presidente uma sacola de pinhão, a semente símbolo de uma das maiores festas do estado de Santa Catarina.
A manifestação de Tiago, ainda que isolada, já é um sinal do que está por vir caso se confirme a condenação e a prisão de Bolsonaro. Talvez a gente reviva um ato tão grandioso em números, a exemplo do que já aconteceu em manifestações anteriores em favor do ex-presidente.
Veja mais postagens desse autor