Programa de intercâmbio educacional “Para Mudar de Vida” é lançado no Parlamento

Cento e vinte estudantes da rede pública estadual estão perto de concretizar um sonho de uma viagem de intercâmbio educacional e cultural na China. O lançamento do Programa de Intercâmbio Educacional “Para Mudar de Vida”, pelo Parlamento catarinense, na manhã desta quinta-feira (10), no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, é uma iniciativa que quer transformar sonhos em realidades e assim mudar vidas de jovens estudantes catarinenses da rede pública.
Liderada pela Comissão de Educação e Cultura, em conjunto com a Escola da Alesc, essa ação foi idealizada pelo vice-presidente do colegiado, deputado Mário Motta (PSD), que observou a importância desse programa como ferramenta transformadora para ampliar os horizontes dos estudantes catarinenses, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e profissional. “Será um divisor de água para os jovens catarinenses da rede pública estadual”, pontuou.
Ele confessou que a inspiração dessa iniciativa foi estimulada pelas experiências já praticadas pelas redes de ensino estadual de São Paulo, Paraná e Pernambuco. “Esses estados já mandam mais de mil jovens por ano de suas escolas públicas para intercâmbios em países da Europa, da Ásia e dos Estados Unidos.”
Protocolo de intenções
Na solenidade, o deputado Mário Motta, pelo Parlamento, representantes da Secretaria de Educação do estado e da empresa Tang Chinese Education, assinaram um protocolo de intenções selando a parceria. “Esse documento é o resultado de seis meses de trabalho de nosso Gabinete visando abrir caminho para que a princípio 120 jovens participem de um intercâmbio de um ano ou até um ano e meio em escolas de alta tecnologia na China”, revelou o deputado.
Na prática, esses estudantes serão selecionados a partir de uma olimpíada de conhecimento, além de avaliação de bom desenvolvimento escolar. Após a seleção, os alunos devem passar por um curso de mandarim para estudar mecatrônica e eletrônica no país asiático.
Para ele, o projeto “Para Mudar de Vida” representa uma oportunidade única para jovens catarinenses, combinando capacitação tecnológica, aprendizado de um novo idioma e imersão cultural em um dos países mais avançados do mundo. “Com o apoio conjunto do governo do Estado e da China, queremos não apenas transformar a trajetória dos 120 estudantes selecionados, mas também posicionar Santa Catarina como um polo de inovação e cooperação internacional”, ambiciona.
Representante da empresa Tang Chinese Education no país e responsável pelo Programa de Intercâmbio Educacional “Pra Mudar de Vida”, o advogado e ex-juiz federal Marlon Reis, disse que está confiante no sucesso dessa parceria no Estado e observa que esse protocolo de intenções selado hoje no evento será fundamental para o pontapé inicial. “Esse protocolo de intenções é muito importante porque oficialmente ele nos autoriza a prospectar na China. É um cartão de visita oficial”, disse, informando que o programa mantém convênio com mais de 300 instituições educacionais parceiras. “Hoje o pontapé inicial foi dado”, avaliou. Reis também é conhecido no Brasil como o autor da Lei da Ficha Limpa. Entusiasta do projeto, Reis disse que a educação é a maior plataforma de mobilidade social. “Ela transforma vidas e eu sou uma prova disso”, comentou.
Veja mais postagens desse autor