Encontro na Casa D´Agronômica (Foto: Eduardo Valente/Secom)

Nesta quarta-feira (9), o governador Jorginho Mello recebeu uma equipe do Banco Mundial para avançar na inclusão de um sistema integrado de defesa civil no contrato a ser firmado com a instituição. A proposta, de acordo com o Estado, nasceu em abril, durante uma reunião do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul), em Brasília. Na ocasião, foi apresentado um termo de referência do Banco Mundial para a contratação de uma empresa ou consultoria com o objetivo de integrar os sistemas de defesa civil dos estados do Codesul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul), aprimorando a gestão de riscos e a resposta a desastres.

Durante o encontro, o governador destacou a importância do projeto para fortalecer a proteção da população. “Estamos trabalhando para transformar a defesa civil em um sistema ainda mais moderno, integrado e eficiente. Essa parceria com o Banco Mundial garante mais segurança para as pessoas e mais agilidade para os estados em momentos críticos”, afirmou.

Com a visita da equipe do Banco Mundial, foi realizada uma nova reunião do Codesul em Santa Catarina para detalhar a viabilidade técnica e alinhar os próximos passos.

A secretária executiva do Codesul, Micheli Petry, reforçou o impacto regional da iniciativa. “A integração representa um avanço significativo, aumentando nossa capacidade de prevenir e responder a emergências, garantindo mais proteção à população”, disse.

A secretária de Articulação Nacional e representante de SC no Codesul, Vânia Franco, também comentou o avanço. “Essa iniciativa demonstra a força da articulação intergovernamental. Fortalecer a cooperação entre os estados do Sul é essencial para garantir recursos e agilidade em uma resposta coordenada a crises”, destacou.

O representante do Banco Mundial, Jack Campbell, elogiou o projeto. “A integração regional é prioridade para nós. Ver os estados trabalhando juntos em soluções inovadoras para a defesa civil é inspirador. Estamos muito satisfeitos em apoiar Santa Catarina e os demais estados do Codesul”, afirmou.