Aeroporto de Florianópolis é escolhido como o melhor do Brasil pela quinta vez

O Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz foi eleito pela quinta vez consecutiva o melhor aeroporto do país, na premiação mais importante do setor no Brasil, promovida pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), por meio do Ministério de Portos e Aeroportos. Administrado pela Zurich Airport Brasil, o aeroporto da capital de Santa Catarina atingiu a nota mais alta na Pesquisa de Satisfação Geral dos Passageiros
O terminal da capital catarinense obteve a maior média de satisfação geral dos passageiros, independentemente da categoria, entre os 20 maiores aeroportos pesquisados ao longo de todo o ano de 2024. Florianópolis alcançou a nota 4,72, em uma escala que vai de 1 a 5. O aeroporto de Santa Catarina foi o único com média decimal acima de sete, entre todos os pesquisados. Em segundo lugar no ranking, aparece o Aeroporto de Vitória, também administrado pela Zurich Airport Brasil, com a nota 4,63.
A cerimônia de premiação da décima edição do “Aviação + Brasil” aconteceu na noite de terça-feira (27) em Brasília e reconheceu os aeroportos que se destacaram na qualidade dos serviços prestados aos passageiros. Ao todo, foram ouvidos cerca de 99 mil usuários. Essa é a quinta vez que Florianópolis fica com o prêmio. Em 2020, 2021, 2022 e 2023 o aeroporto também foi escolhido como o melhor do Brasil na avaliação dos passageiros.
Os serviços relacionados ao ambiente aeroportuário foram os mais bem avaliados pelos passageiros em Florianópolis. O item localização e deslocamento foi o destaque, com nota 4,70, também na escala que vai de 1 a 5. Nele, o passageiro opina sobre a sinalização, a disponibilidade de painéis de informações de voo e a acessibilidade do terminal. Preocupada em oferecer a melhor experiência a quem utiliza o aeroporto, a Zurich Airport Brasil desenvolve projetos com foco no bem-estar, acolhimento e conforto dos passageiros. No Floripa Airport o wayfinding (sinalização) leva em conta um conjunto de estratégias e elementos que facilitam a orientação dos usuários. O design do terminal, a iluminação adequada, as sinalizações visuais e táteis permitem a manutenção de um ambiente organizado, com boa visibilidade e destaque às informações importantes, como os painéis de voo.
Além disso, conforto térmico e acústico, qualidade da internet, manutenção e limpeza do terminal, disponibilidade de assentos e tomadas também foram responsáveis pelas boas avaliações relacionadas ao ambiente aeroportuário.
“Ao longo dos anos nossas operações se tornaram referência de qualidade na prestação de serviços. Quando o passageiro nos diz, por meio da pesquisa, que o Floripa Airport é um local onde ele se sente acolhido é muito gratificante. Esse reconhecimento, pelo quinto ano seguido, comprova a consistência do trabalho que desenvolvemos e reafirma nossa capacidade de entregar ao passageiro a melhor experiência”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, que acompanhou a premiação em Brasília e recebeu os 2 troféus para Florianópolis: Melhor Aeroporto do Brasil e melhor aeroporto na categoria até 5 milhões de passageiros.
Os entrevistados avaliaram 20 itens de infraestrutura, atendimento e serviços, que envolvem a experiência do passageiro e englobam processos aeroportuários, como inspeção de segurança e serviços como Wi-Fi, limpeza, conforto térmico, disponibilidade de tomadas e avisos sonoros aos passageiros.
“O prêmio é um reconhecimento dos usuários e isso tem um valor muito grande. O Governo do Estado tem apoiado para que tenhamos crescimento na movimentação, na busca por novas rotas, mas sabemos que não adianta só crescer, tem que crescer com qualidade. Por isso Santa Catarina agradece à Zurich Airport pelo que tem feito na gestão do Aeroporto de Florianópolis”, disse o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, que acompanhou a premiação em Brasília.
Veja mais postagens desse autor