Obra da ponte avança na região do mangue

Imagens divulgadas recentemente registram o avanço da complexa obra da Ponte Joinville na região de mangue que separa os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista. Com restrições e exigências impostas na liberação da licença ambiental, a empresa vencedora da licitação construiu uma espécie de “trilho” para conseguir perfurar o solo e consolidar as estacas em área de preservação. A ponte que ligará os dois bairros terá quase 1 km de comprimento e todo seu orçamento já está assegurado com financiamento de uma instituição internacional (Fonplata), sendo a primeira parte liberada há mais de seis anos e a segunda já garantida em 2026.
Adriano candidato?
Durante recente entrevista ao portal ND +, o presidente do diretório nacional do partido NOVO cogitou a possibilidade de seu partido concorrer a governador em 2026 com o prefeito de Joinville Adriano Silva. Segundo Eduardo Rodrigo Ribeiro, 35 anos, catarinense de Capinzal, a administração do partido NOVO “colocou Joinville outra vez no mapa”. No último encontro que teve com o governador Jorginho Mello em seu gabinete, no início do ano, quando elogiou o governador e as obras previstas para Joinville, Adriano garantiu que não seria seu adversário em 2026 e que cumpria seu mandato até o final. A maior consequência desta decisão tomada há pelo menos dois meses é que a vice-prefeita Rejane Gambin (NOVO) foi lançada pré-candidata à Câmara Federal.

Joinville é um dos municípios brasileiros onde o processo de concessões e PPP (Participação Público Privado) mais avançaram nos últimos anos. Estão previstos até o final do segundo mandato a concessão do estacionamento rotativo, futuro ginásio de esportes e Arena Joinville, OS (Organização Social) na gestão do Hospital Municipal e PPP na construção e manutenção de escolas da rede municipal. Em entrevista ao programa Encontro Com a Imprensa, produzido e apresentado pelo colunista, o secretário de administração e planejamento (acumula a secretaria de gestão de pessoas) Ricardo Mafra adiantou que a PPP da Iluminação Pública terá seu contrato assinado ainda em 2025 e que o consórcio vencedor irá iniciar a expansão e modernização do sistema no início de 2026.
Aumento do perímetro urbano da Zona Sul
A comissão de urbanismo da Câmara de Vereadores de Joinville deve aprovar na reunião desta terça-feira (27) o Projeto de Lei Complementar 36/23 que regulamenta a expansão urbana na Zona Sul em mais 32 km2, hoje localizados na área rural. O objetivo da administração municipal – autora do PLC – é incentivar a instalação de indústrias, comércios e serviços ao lado de loteamentos residenciais. A expansão do perímetro urbano está programada para a região conhecida como Curva do Arroz, onde está localizado o campus da Universidade Federal de Santa Catarina, cuja obra está paralisada há pelo menos seis anos. No início da sua industrialização, na década de 60, o distrito industrial na zona Norte atraiu muitas empresas, obrigando muitos trabalhadores a atravessar a cidade porque a sua maioria residia (e continua) na Zona Sul. Com a criação do “distrito industrial da Zona Sul” esta anomalia será minimizada com o trabalho na mesma região.
Campanha em Itapoá

Dois irmãos são vítimas da DMD (Distrofia Muscular de Duchenne), uma doença genética progressiva que afeta principalmente meninos, causando enfraquecimento e degeneração dos músculos esqueléticos. Caetano e Joaquim necessitam de um remédio importado que, segundo publicação da Folha de S. Paulo, custa cerca de R$ 20 mil. Uma grande campanha comunitária está sendo feita em Itapoá para garantir o produto ao Joaquim, já que seu irmão será beneficiado por uma ordem judicial que obriga o SUS a fornecê-lo.
Agressão condenável
Na manhã do último domingo, uma agressão covarde foi registrada dentro do Hospital Regional de Joinville. Um homem aparentemente embriagado, segundo informações da Polícia Militar, que esteve no local e o prendeu, teria agredido dois técnicos de enfermagem que estavam atendendo sua mãe. Ambos – um deles uma mulher – tiveram que ser atendidos em razão dos ferimentos.
Raio-X
Uma grande solenidade da prefeitura está agendada para o próximo sábado (31) em Balneário Barra do Sul. O convite é estendido às autoridades municipais e lideranças públicas e ressalta que será um marco na ampliação e modernização na atenção à saúde, além de ser “um avanço significativo no cuidado à população”. A inauguração é a instalação de um aparelho de Raio-X no Pronto Atendimento Jetel Mendes. Uma população de 22 mil (na temporada triplica) não ser atendida por um serviço básico que é a radiografia?
Curtas
– O portal ND/Joinville revelou que o assassino de Rosa Inês Bosco, 64 anos, era CAC (Colecionador, Atirador e Caçador), cuja licença é fornecida elo Exército Brasileiro.
– O homem de 51 anos (nome não divulgado) assassinou a idosa com três tiros pelas costas quando ela estava chegando em casa de bicicleta na noite de 28 de abril.
– O acusado está preso e responde processo por pedofilia e ameaça de arma de fogo. Mesmo assim conseguiu o registro de CAC no Paraná.
– O episódio envolvendo o Padre Fábio de Mello em Joinville teve repercussão nacional. Até o humorista Diego Portugal ironizou o caso em seu último stand-up.
Fale com o colunista pelo whatsapp (47) 99964-4082.
Veja mais postagens desse autor