(Reprodução)

O financiamento internacional para as obras da Avenida Beira-Mar de Barreiros avançou para a análise do Senado. Após aval da Presidência da República, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) fará a análise do contrato do município junto ao Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). O assunto deve entrar na pauta do Senado nas próximas semanas.

Para realizar o empreendimento, o Fonplata assegurou um financiamento de US$ 43,2 milhões, com uma contrapartida de US$ 10,8 milhões do município. A comissão do Senado é a instância final de aprovação do empréstimo que irá viabilizar uma das maiores obras de infraestrutura da Grande Florianópolis.

“Temos confiança de o Senado irá priorizar essa obra tão sonhada em São José. A aprovação da Presidência de República nos mostra que nossa cidade tem capacidade financeira e de que o projeto tem tudo para sair do papel. Agora, é aguardar a aprovação e lançar a licitação”, afirmou o prefeito Orvino Coelho de Ávila.

Com cerca de 3,7 quilômetros de extensão, a Beira-Mar de Barreiros também abrange intervenções na drenagem e a construção de um complexo de lazer, esporte e cultura. O projeto prevê ainda a melhoria de 2,8 quilômetros de vias de acesso à futura via. A futura avenida vai iniciar no limite com Florianópolis, no Rio Büchler, até a ligação com a BR-101, no Rio Três Henriques, em São José.

O projeto prevê a construção de áreas de lazer, ciclovias, passeios e melhorias na infraestrutura viária, iluminação inteligente e paisagismo, respeitando os estudos de impacto ambiental e as normas de engenharia costeira. Além do impacto urbano, a nova Beira-Mar de Barreiros deve gerar empregos, movimentar o comércio local e valorizar imóveis e negócios da região continental de São José.

Após a aprovação do financiamento, o município irá lançar os editais de assessoria contábil-financeira, fiscalização e execução das obras. Pela modalidade de Licitação Pública Internacional (LPI), empresas nacionais e estrangeiras poderão manifestar interesse no empreendimento. A Avenida Beira-Mar de Barreiros possui, ainda, Licença Ambiental Prévia (LAP) concedida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).