A um clique de você

Entre agora nos grupos de WhatsApp do SCemPauta e receba em primeira mão as notícias que realmente importam — com exclusividade e agilidade.

📲 Informações quentes, análises precisas e tudo o que você precisa saber!

💥 O SCemPauta atua com independência, sempre trazendo em primeira mão as principais DENÚNCIAS. Não fique de fora!

❓ Dúvidas? Chama no WhatsApp: (49) 98504-8148

👇 CLIQUE ABAIXO E PARTICIPE AGORA!

Ceretta deve assumir a secretaria na próxima semana – Imagem: Divulgação

A reitora da Unesc e presidente da Acafe, Luciane Ceretta, será a próxima secretária de Estado da Educação. Ela deve assumir na próxima segunda-feira, no lugar de Aristides Cimadon, que deixou a pasta há alguns dias. Luciane se licenciará dos atuais cargos que ocupa e destaca que assume uma missão que deve encerrar em um ano e meio, quando pretende retornar às funções que exerce atualmente.

Luciane me disse há pouco que os desafios são grandes. Destacou o trabalho de Cimadon, que, segundo ela, teve conquistas importantes para a educação do Estado; porém, entende que o trabalho poderá ser ampliado. Como prioridades, cita a infraestrutura das escolas, a melhoria do desempenho dos alunos no IDEB, uma melhor relação com os professores e a aposta no ensino profissionalizante.

Quanto à climatização, Ceretta coloca como objetivo, até o fim do ano, fazer com que a maioria das escolas esteja climatizada. Ela também pretende fazer um levantamento sobre a situação da infraestrutura das unidades escolares.

Sobre os professores, Luciane me disse que a ideia é trabalhar pela valorização. Entende que o resultado não virá se o Estado tiver professores desmotivados; por isso, pretende participar ativamente de todas as discussões sobre salário e demais políticas voltadas aos educadores.

Por fim, a ideia é fortalecer ainda mais a relação do governo com o programa Universidade Gratuita e com o Fundesc, que atende as universidades particulares, para que os programas se tornem mais sólidos.

Política

Durante a conversa, partiu de Luciane a afirmação de que não pretende ser candidata a nada. Deixou claro que ficará o tempo combinado com o governador na secretaria e que não tem qualquer pretensão política.