A maior emenda parlamentar da história

Foi lançado na última sexta-feira (16) o projeto que receberá o maior valor de emenda parlamentar da história da Prefeitura de Joinville. São R$ 16,9 milhões que garantirão um Centro Esportivo e Cultural ao lado da escola municipal Rubens Schmidlin no bairro Morro do Meio, um dos mais carentes e isolados do município. Nenhum outro projeto recebeu valor tão elevado em emenda parlamentar. Ao lado do prefeito Adriano Silva (NOVO), a senadora Ivete Appel da Silveira (MDB) justificou a sua decisão na solenidade de sexta-feira: assumir o valor integral da obra para inaugurá-la o mais breve possível. Metade do valor será depositada ainda em 2025 e a outra em 2026. “Não será apenas um ginásio e sim um mini centreventos”, resumiu o prefeito de Joinville.
Segredo revelado
No final do ano passado, em Brasília, o prefeito Adriano Silva e a senadora Ivete divulgaram em suas redes sociais que “em breve” Joinville seria informado de um projeto de grande impacto social garantido por uma emenda parlamentar da viúva de Luiz Henrique. Não era recurso para construir a sede própria do Teatro Bolshoi em Joinville, muito menos para reformar o Cine Palácio para transformá-lo no Teatro Municipal. Serão quase R$ 17 milhões para um ginásio de 2,3 mil m³ de área construída e com 288 lugares nas arquibancadas em um bairro carente e distante.
Por onde anda? Élber Sá

Erielber Vieira de Sá teve uma carreira meteórica na TV de Joinville como apresentador de um dos programas de maior audiência na região Nordeste. Élber Sá decidiu deixar o jornalismo para se dedicar à política em 2022, quando se candidatou a deputado federal pelo inexpressivo partido “Patriotas”. Não se elegeu, mas não saiu derrotado. Afinal, sua votação (21.006 votos somente em Joinville) foi quase o dobro do candidato à reeleição Darci de Matos (13.053) e superior ao único deputado federal eleito no município (Zé Trovão teve 19.383 votos).

Aos 41 anos, Élber desistiu da política e sumiu nas redes sociais, segmento que sempre se destacou. Desde o início do atual governo estadual está nomeado em um cargo comissionado (supervisor) na administração do Porto de São Francisco do Sul. Viaja de segunda a sexta-feira de Joinville para cumprir suas horas de trabalho na cidade portuária. Um jornalista/apresentador que tinha tudo para seguir a carreira política de seu colega Nilson Gonçalves, hoje morando em Balneário Camboriú e também afastado da política.
Líder
Há quanto tempo o torcedor do Joinville não comemorava uma liderança? Hoje é o líder de seu grupo na Série D ao vencer o Barra no último sábado na Arena Joinville por 2×1. Expulso, o técnico Hemerson Maria comandou o time na sofrida vitória na arquibancada, no meio da torcida.
Curtas
– O deputado federal Zé Trovão (PL) não compareceu a um evento que reuniu mais de 400 pessoas na manhã de domingo em Joinville. A 3ª Feijoada do portal Via Direta recebeu poucos políticos, entre eles o líder do governo Maurício Peixer (PL) e o ex-deputado federal Coronel Armando, ambos filiados ao PL. O vereador Kiko da Luz (PSD) também compareceu.
– Comentário do deputado estadual Maurício Peixer, líder do governo: o MDB vai indicar o vice de Jorginho Mello. Ele aposta em Antidio Lunelli, seu colega na Assembleia Legislativa.
– Números divulgados pelo INSS: 70% dos 40,7 milhões de aposentados e pensionistas recebem apenas um salário mínimo.
– INSS já enviou mensagem (via aplicativo gov.br) perguntando se a entidade que desconta contribuição teve a autorização do beneficiário. No caso negativo, outra mensagem indica que o caso está “em análise”.
– Dados da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (Pnad) divulgados pelo IBGE na última sexta-feira (16) revelou que o desemprego cresceu em 12 estados no primeiro trimestre de 2025.
– Menos em Santa Catarina, que continua sendo o Estado com o menor índice do levantamento, 3%.
– Um percentual digno da Escandinávia. Afinal, o desemprego na Dinamarca registrou 2,6% em março último.
Veja mais postagens desse autor