(Reprodução Redes Sociais)

Algumas horas depois de participar do lançamento do futuro prédio residencial do Mundo, em Balneário Camboriú (SC), do qual é um dos sócios, o empresário Luciano Hang esteve em Joinville e ofendeu todos os servidores públicos municipais de Joinville, chamando a Prefeitura de Joinville de manicômio. “É uma coisa de louco. Trabalha só maluco lá. Falei com o prefeito (por telefone) e o que eles (servidores) exigem dos empreendedores aqui é um absurdo. Os empregos e a qualidade de vida de vocês (servidores da Havan) não acontecem porque tem uma turma de maluco lá na prefeitura. É um manicômio. Coloquem lá: manicômio Prefeitura Municipal de Joinville. O que eles fazem aqui é coisa de doido”, afirmou Hang no seu pronunciamento ontem (13) à tarde dentro de sua filial de Joinville. A gravação viralizou nas redes sociais na cidade.

Generalização condenável

A reação destemperada do empresário mais rico de Santa Catarina e um dos maiores do Brasil acabou ofendendo todos os mais de 12 mil servidores públicos municipais, não apenas os poucos que atuam na área de fiscalização de obras e nas apurações de denúncias. O motivo do “Dia de Fúria” (título de um filme clássico estrelado por Michael Douglas nos anos 80) do megaempresário foi a apuração de uma denúncia sobre acessibilidades na sua mais nova filial no bairro Costa e Silva. 

Resposta de Adriano Silva

(Reprodução Redes Sociais)

Quatro horas mais tarde, o prefeito Adriano Silva respondeu às ofensas de Luciano Hang em mensagem no seu Instagram. Ele lembrou que recebeu com “profunda tristeza” e indignação o que chamou de ofensas contra a honra dos servidores municipais. Contudo, garantiu que a Prefeitura sempre esteve ao lado do empreendedor e em seu período mais de 40 mil empregos foram gerados em razão de sua política de desburocratização. A reclamação do empresário foi resultado de uma denúncia sobre acessibilidade, que pode ser regularizada em tempo hábil, concluiu o prefeito de Joinville.

Joinville Country Clube amplia sua área

Aquisição milionária do JCC (Divulgação)

Um dos maiores negócios imobiliários da região da Estrada da Ilha foi fechado recentemente. Por um valor ainda não divulgado (comenta-se que por R$ 25 milhões) o Joinville Country Clube (antigo Golf Club) definiu a compra de um terreno ao lado, hoje utilizado para criação de gado. Um dos proprietários próximos confirmou a negociação. O JCC conta com um campo de golf com nove buracos, uma hípica, restaurante, escolinhas de golf e áreas para caminhadas, além de um salão de festas. Dentro do condomínio – em breve será oficializado como área residencial – existem algumas residências de alto padrão. Procurado pela coluna, o atual presidente e morador do local Jaime Grasso não foi localizado. A aquisição acontece em meio de uma campanha para abertura de novos sócios feita pelo próprio presidente nas redes sociais do clube. 

Mudança na geografia (1)

Em Joinville, três exemplos da necessidade de readequação das divisas entre Campo Alegre e Garuva. Situação existente há mais de 50 anos e que só prejudica a população que vive nestes “enclaves”. Recentemente, a comunidade de Laranjeiras esteve reunida no salão Paroquial com o vereador Willian Tonezi (PL) para iniciar um caminho rumo à anexação por Campo Alegre. Embora pertença a Joinville, os moradores da Estrada Laranjeiras estudam, compram e recorrem aos equipamentos de saúde de Campo Alegre. A estrada não é pavimentada e a secretaria de Pirabeiraba tem dificuldades de fazer a sua manutenção. 

Mudança na geografia (2)

O caso mais urgente é o da Estrada do Quirirí, uma região montanhosa que começa em Joinville e termina dentro do Município de Garuva. A prefeitura de Joinville mantém o seu trecho em constante manutenção, mas não pode “invadir” a continuação que fica em Garuva. O vereador Diego Machado (PSD) lamenta a situação dos garuvenses do Quiriri. “A prefeitura de Garuva é obrigada a deslocar suas máquinas por 30 km na BR-101 e mais 10km para fazer a manutenção da Estrada Quirirí que fica em seu território”, lembra ele. Todos os moradores do Quirirí sempre utilizam a UBSF de Joinville, estudam em Joinville e compram em Joinville, lembra Machado. 

Curtas

– Senadora Ivete Appel da Silveira (MDB) vai anunciar hoje (14) a indicação de emendas parlamentares que totalizam R$ 2,9 milhões para oito entidades culturais e esportivas da região Norte.

– O anúncio será na sede da Escola de Teatro Bolshoi do Brasil às 11 horas.

– A partir desta quarta-feira (14) Jaraguá e Joinville receberão o sinal simultâneo de mais uma emissora de FM, que passará a integrar a Rede Massa.

– A concessão é de Jaraguá do Sul, mas a antena localizada em local estratégico emitirá sinal local para todo município de Joinville, onde já está montado um estúdio, sede comercial e operacional. 

– Na equipe de Joinville, a partir das 7h, comandará o programa jornalístico o veterano radialista e ex-deputado Sérgio Silva.

– Levantamento do Procon de Joinville:  desde o início do ano já foram abertos 1.025 casos de reclamações relacionadas à tentativa de golpe envolvendo o INSS. Nos últimos 12 meses foram 2.430.