Governador Jorginho Mello viaja com comitiva catarisense para os Estados Unidos em agenda estratégica

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, anunciou que estará nos Estados Unidos entre os dias 12 e 17 de maio para cumprir uma agenda estratégica de promoção internacional do Estado. A missão oficial contempla compromissos em Nova York e Washington, com foco na atração de investimentos, apresentação de projetos estruturantes e ampliação das parcerias com organismos internacionais, como o Banco Mundial. Para Jorginho Mello, a missão representa um passo importante da internacionalização.
“Estamos cumprindo uma agenda de Estado, levando a imagem de Santa Catarina para o mundo. Temos uma economia forte, diversificada e inovadora e os Estados Unidos são o principal destino das exportações de Santa Catarina, o país que mais compra do nosso estado. Nós vemos um grande potencial de crescimento no curto e no médio prazo e vamos buscar isso com os investidores internacionais nesta missão. O nosso governo garante o apoio necessário e acelera o desenvolvimento”, afirmou o governador.
A primeira etapa da viagem será em Nova York, onde o governador participa da Brazilian Week, evento promovido pela Apex Brasil em parceria com o Lide, o Valor Econômico e outras entidades. O encontro reúne empresários, investidores e autoridades brasileiras e norte-americanas, e representa uma vitrine internacional para os estados brasileiros.
Durante a programação, Jorginho Mello será palestrante em eventos como o SC DAY, realizado pela InvestSC e a Secretaria de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos (SAI-SC), com apoio do BTG. O governador também fala no Brazilian Regional Markets da ApexBrasil (12/05); no Lide Brazil Investment Forum (13/05) e no seminário Valor Econômico: Oportunidades no Brasil (14/05).
A comitiva catarinense também participa de reuniões bilaterais com fundos de investimento e multinacionais previamente selecionadas, com o objetivo de atrair capital estrangeiro para iniciativas estratégicas do estado. Estão previstos encontros com empresas das áreas de tecnologia, energia renovável, infraestrutura e agronegócio.
Reuniões com o Banco Mundial e agenda em Washington
Na segunda etapa da missão, o governador se desloca a Washington, para reuniões com o Banco Mundial e outras instituições multilaterais. Um dos principais objetivos é tratar do andamento e da ampliação de financiamentos para programas como o Estrada Boa, de recuperação e modernização de rodovias estaduais; o Promobis (Programa de Mobilidade Sustentável), que contempla obras de infraestrutura na região da AMFRI (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí); além de projetos do setor agrícola, com foco na modernização da produção, resiliência climática e sustentabilidade no campo.
A missão internacional organizada pela Secretaria Executiva de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos conta com o apoio institucional da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), que acompanham a agenda, além de representantes do setor público e privado. O objetivo é criar um ambiente de cooperação que reforce a posição de Santa Catarina como um dos estados mais atrativos para negócios no Brasil.
Autoridades na missão
O governador viaja acompanhado de uma comitiva catarinense formada por Paulo Bornhausen, secretário Executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos; Cleverson Siewert, secretário de Estado da Fazenda; secretário de Estado da Comunicação, Bruno Oliveira, e o secretário adjunto da Comunicação, Nathan Neumann; Beto Martins, secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias; coronel Fabiano de Souza, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar e Rodrigo Prisco, diretor da InvestSC.
Das entidades representativas do estado, parlamento e municípios, fazem parte da comitiva o Presidente da Fiesc, Mario Cezar Aguiar; o presidente da Acate, Diego Brittes Ramos; o deputado Estadual Mário Motta; o presidente do Grupo SCC, Roberto Amaral; os prefeitos de Florianópolis, Topázio Neto; de Itajaí, Robison Coelho e de Balneário Piçarras, Tiago Baltt. Também viajam o consultor de Desenvolvimento Regional da Amfri, João Luiz Demantova, e o diretor-presidente da Itajaí Participações S/A, Níkolas Reis.
Veja mais postagens desse autor