Procon de Itajaí orienta aposentados e pensionistas sobre descontos indevidos do INSS

A Procuradoria de Defesa do Consumidor (Procon) de Itajaí emitiu uma orientação para guiar os moradores a se protegerem e solicitarem o ressarcimento dos valores descontados inadequadamente.
O primeiro passo é consultar o extrato do benefício através do site ou do aplicativo Meu INSS, Em caso de dificuldade, o aposentado ou pensionista deve solicitar ajuda a um parente ou amigo. Caso encontre algum desconto que não foi autorizado, deverá entrar em contato com a entidade para qual os valores foram destinados ou reclamar diretamente ao INSS pelas plataformas digitais.
Como forma de prevenir descontos indevidos de consignados, ainda dentro do aplicativo ou site o consumidor poderá bloquear a autorização para novos contratos. Há opção também para cancelar descontos de entidades associativas.
Em caso de dificuldade para obter o ressarcimento de descontos indevidos, o beneficiário poderá registrar sua reclamação nos sites Fala.br ou consumidor.gov.br. Se for morador de Itajaí, pode também procurar o Procon munido do extrato do benefício onde constem os descontos indevidos e a identificação do destinatário, documento de identidade e comprovante de residência.
O atendimento poderá ser feito pelo site do Procon (clique aqui) ou presencialmente agendando o atendimento pelo número 151 ou 47 3349-4247.