SC tem alta na intenção de consumo; Deputado do PL diz que governo não tem oposição; Duas bancadas ganham força na Alesc – E outros destaques
A um clique de você
Entre agora nos grupos de WhatsApp do SCemPauta e receba em primeira mão as notícias que realmente importam — com exclusividade e agilidade.
📲 Informações quentes, análises precisas e tudo o que você precisa saber!
💥 O SCemPauta atua com independência, sempre trazendo em primeira mão as principais DENÚNCIAS. Não fique de fora!
❓ Dúvidas? Chama no WhatsApp: (49) 98504-8148
👇 CLIQUE ABAIXO E PARTICIPE AGORA!

Santa Catarina registrou alta de 1,2% na intenção de consumo das famílias em abril, após dois meses de retração. O desempenho foi o terceiro melhor entre os estados, segundo dados divulgados pela Fecomércio.
O presidente da federação, Hélio Dagnoni, destacou que o resultado é positivo, principalmente porque contrasta com a média nacional, que apontou retração de 0,4%. “Apenas sete estados, entre as 27 unidades federativas, registraram crescimento em abril. E Santa Catarina foi um deles, com um dos maiores índices. Todos os nossos indicadores mostram que a economia do nosso estado está demonstrando grande resiliência, mesmo em um cenário conturbado, com juros em patamar preocupante e inflação acima da meta”, afirmou Dagnoni.
No acumulado, a intenção de consumo dos catarinenses alcançou 114,2 pontos, conforme o indicador da Confederação Nacional do Comércio. Resultados acima de 100 pontos indicam que as famílias estão satisfeitas com o nível atual de consumo.
Apesar do crescimento no consumo, a satisfação com o emprego atual caiu 1,8% na comparação mensal e 4,6% em relação ao ano anterior, chegando a 126,8 pontos — o menor índice dos últimos 18 meses. A satisfação com a renda também recuou: 2% no mês e 2,1% na comparação anual, embora tenha se mantido na zona de otimismo, em 129,4 pontos.
Percepção
A economista da Fecomércio, Edilene Cavalcanti, destacou que o percentual de famílias que veem melhora na situação financeira ainda supera o dos que percebem piora. “Atualmente, 45,8% dos catarinenses acreditam que sua situação financeira está melhor agora do que um ano atrás. Aqueles que acreditam numa piora são 36,6%. Já os que falam em estabilidade somam 16,4%”, afirmou Edilene.
Sem oposição

Conversei com um deputado estadual do Partido Liberal que acredita na força do governador Jorginho Mello (PL) para se reeleger no próximo ano. Ele destacou que recursos estão sendo anunciados para os municípios, porém, o que mais me chamou a atenção foi a seguinte fala: “O governo não tem oposição na Assembleia. Não tem nem graça, aprova o que quer. Os deputados da base poderiam se valorizar ainda mais se tivesse oposição, mas não tem. Isso faz a diferença”, afirmou.
Federação

Está confirmada a federação “União Progressista”, que unirá o União Brasil e o Progressistas. Hoje, às 15h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, será feito o lançamento oficial. Até dezembro, o presidente nacional do UB, Antonio Rueda, e o presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira, dividirão o comando da federação. A partir de janeiro, caberá a Rueda o comando. Em Santa Catarina, algumas conversas serão feitas, porém, o Progressistas deve ficar com a coordenação estadual. Aqui no estado, os partidos federados se igualarão ao MDB, com seis deputados na Assembleia Legislativa. Ainda terão um deputado federal, Fábio Schiochet (UB), e um senador, Esperidião Amin (Progressistas).
Fusão

Hoje também acontece uma reunião em Brasília para discutir a criação do PSDB+Podemos, fruto da fusão desses dois partidos. O deputado estadual Marcos Vieira, que preside os tucanos em Santa Catarina, será o presidente estadual da nova legenda. O comando nacional será dividido entre Renata Abreu e Marconi Perillo. Aqui no estado, o partido passará a ter cinco deputados na Assembleia Legislativa e cerca de 300 vereadores.
Direção
O que chama a atenção nessa fusão é que os deputados estaduais Ana Paula da Silva, a Paulinha, e Camilo Martins, ambos do Podemos, estão na base do governador Jorginho Mello (PL). Já o deputado estadual Marcos Vieira (PSDB) é pré-candidato ao Governo do Estado, e uma aproximação com o governador Jorginho Mello (PL) é considerada por algumas lideranças como algo difícil. Vieira afirma que deseja ser o candidato de fora da polarização ideológica, para focar nas pautas reais do estado. Ele também me disse que manterá a sua pré-candidatura até a convenção no ano que vem, que definirá o projeto do partido para a eleição.
Acordo

A disputa pela sucessão do prefeito Eduardo Freccia (PL) já começa a agitar os bastidores políticos de Palhoça. Membros da atual gestão rejeitam a pré-candidatura do deputado estadual Camilo Martins à prefeitura em 2028. O principal argumento é a possível perda de uma cadeira na Assembleia Legislativa. Além disso, destacam a existência de um acordo com o Governo do Estado. Pelos relatos, Freccia deverá renunciar ao cargo em 2026, permitindo que o vice-prefeito, Rosiney Horácio (Podemos), assuma a prefeitura. Após as eleições do próximo ano, Freccia seria nomeado secretário de Estado da Infraestrutura.
Turismo

Criciúma conquistou mais um reconhecimento nacional: é o único município da região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) a atingir a melhor classificação no novo Mapa do Turismo Brasileiro, lançado pelo Ministério do Turismo. É a mais alta categoria da nova classificação, que substituiu as antigas letras A, B, C, D e E. “A conquista dessa classificação demonstra que Criciúma está alinhada às melhores práticas exigidas pelo Ministério. Isso nos coloca em posição de destaque para a captação de recursos e execução de projetos importantes para o turismo e a cultura da cidade”, destacou o prefeito Vágner Espíndola (PSD).
Requisitos
Para integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, Criciúma cumpriu uma série de pré-requisitos, como possuir um departamento de Turismo ativo, contar com lei orçamentária específica, manter o Conselho Municipal de Turismo, ter prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur e preencher todas as informações exigidas pelo Ministério. O Plano Municipal de Turismo, apresentado em 2023, norteou o planejamento do setor turístico e foi realizado em quatro etapas. O Diagnóstico Estratégico, feito a partir de observações e análises da região, refere-se a fatores dos ambientes interno e externo ao município, como demanda turística atual e potencial, oferta turística local, infraestrutura básica e dos serviços gerais, quadro institucional, aspectos políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais diversos.
Proibição
A Câmara de Vereadores de Florianópolis aprovou, em segunda votação, o Projeto de Lei Complementar que proíbe o uso de caixas de som, alto-falantes e outros equipamentos sonoros nas praias da capital, bem como nos logradouros públicos que dão acesso a elas. A medida tem como objetivo garantir o sossego público, preservar o meio ambiente e reduzir conflitos provocados pelo uso excessivo de aparelhos de som em áreas públicas de lazer, sobretudo durante a alta temporada.
Efapi
Já estão sendo comercializados os espaços para quem deseja expor as suas marcas na Efapi 2025. De acordo com o presidente da Comissão Organizadora, Felipe Balzan, no Salão do Imóvel, um dos mais procurados, restam apenas três espaços. A “Efapi do Brasil” será realizada de 10 a 19 de outubro, no Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi, no bairro Efapi, em Chapecó. Serão mais de duzentos expositores. A previsão é de superar os mais de R$ 600 milhões em negócios da edição de 2023. Também estão previstos shows nacionais, sendo quatro dias pagos e seis dias gratuitos. A visitação à feira será livre.
Morastoni assume

O ex-vereador e ex-secretário municipal em Itajaí, Thiago Morastoni, assume, a partir de maio, o mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa por 30 dias, no lugar da deputada Ana Paula da Silva, a Paulinha. Suplente pelo Podemos, filho do ex-deputado e ex-prefeito Volnei Morastoni (MDB), Thiago foi vereador por três mandatos consecutivos, tendo sido o mais votado em um deles. Também atuou como secretário municipal do Desenvolvimento Econômico. Ele anuncia que pretende dar visibilidade às demandas da região da Amfri.
Navegantes

O prefeito de Navegantes, Libardoni Fronza (PSD), acaba de anunciar o que deve ser o maior pacote de obras da história da cidade: o programa “Avança Mais Navega”, com investimentos superiores a R$ 150 milhões. Entre as obras previstas estão a construção de um novo sistema de abastecimento de água para resolver o crônico problema na região, pavimentação e iluminação, além da ampliação de unidades de ensino. “O asfalto vai chegar ao interior para melhorar a mobilidade e a qualidade de vida dos moradores”, destaca Fronza.
Investimentos
A intenção anunciada pelo prefeito de Navegantes, Libardoni Fronza (PSD), é zerar a fila de espera por vagas em escolas e preparar a cidade para demandas futuras, como a construção e melhorias de unidades de saúde, bem como a entrega do segundo pavimento do hospital municipal; além de abranger áreas como infraestrutura, segurança, esporte e assistência social. A lista completa de benfeitorias e fases do programa “Avança Mais Navega” está disponível no site oficial da prefeitura.
Fiesc
O prazo para inscrições de chapas para a eleição da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) encerrou com chapa única, liderada pelo industrial Gilberto Seleme, de Caçador, atual 1º vice-presidente da instituição. O 1º vice-presidente será o empresário André Odebrecht, de Rio do Sul. A eleição ocorrerá no dia 27 de junho e a posse será em agosto. Seleme sucederá a Mario de Aguiar, que está à frente da Fiesc desde 2018.
Veja mais postagens desse autor