Em Canoinhas, dupla está com tornozeleira por um motivo inusitado

Eles foram obrigados a utilizarem tornozeleira eletrônica pela Justiça, mas não roubaram, não mataram e não foram condenados por nenhum outro crime: o motivo é que teriam exagerado na “oposição” à prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel (PL). Antes as críticas de Bruno Soares de Almeida e Robson Calixto – não são vereadores – eram restritas às suas redes sociais, mas ultimamente eles teriam passado a “intimidar” a prefeita presencialmente. A liminar do Juiz da Vara Criminal Eduardo Vidal foi concedida após a solicitação de medida cautelar dos advogados da prefeita. Durante uma audiência pública em Florianópolis, um deles esbarrou deliberadamente em Juliana Maciel “numa clara intenção de intimidá-la”, argumentou a defesa.
Liminar concedida
As críticas virtuais e presenciais iniciaram com o projeto aprovado pela Câmara de Vereadores em 8 de janeiro que criou mais cargos na administração pública. Na sua sentença, segundo revelou o portal Jmais de Canoinhas, o juiz assinalou que “há que se diferenciar a liberdade de expressão da clara intenção de causar intimidação ou humilhação. Nesse contexto, a imagem a seguir não pode, em nenhuma hipótese, ser considerada mero exercício da liberdade política ou crítica ao governo”.
Mais um supermercado no Aventureiro

A disputa entre as grandes redes de supermercados vai se intensificar no Bairro Aventureiro, o maior de Joinville. Na mesma rua (Tuiuti) onde há mais de quatro anos foi inaugurada a filial do Fort Atacadista, o Grupo Koch adquiriu um terreno que pertencia à falida Metalúrgica Duque para construir mais uma filial no município. Por coincidência, a área tinha sido analisada pelo Grupo Pereira, que optou por outra área próxima ao viaduto e que pertencia ao Clube dos Subtenentes e Sargentos. No bairro também opera uma grande filial do Grupo Cooper (Antigo Rodrigues) e uma filial do Bistek na mesma Rua Tuiuti.
Obra em ritmo acelerado

A Ponte Joinville (é esse o nome oficial) continua com sua obra em ritmo acelerado. Pelo lado do bairro Bom Vista, os equipamentos já avançaram na região de mangue e deverão encontrar a outra frente que começou pelo outro lado, no bairro Adhemar Garcia. Os recursos foram garantidos por financiamento internacional e o agente financeiro (Fonplata) já garantiu uma segunda linha está garantida para concluir esta que será a maior do Município. Seus mais de 900 metros ligarão dois bairros separados por uma região de preservação natural.
A nova diretoria da Fiesc
A formação da nova diretoria da Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina) trouxe uma mudança no cargo da vice-presidência Norte-Nordeste. Como o atual ocupante do cargo Evair Oenning vai assumir uma posição na diretoria em Florianópolis, o substituto será Terêncio Knabben Oenning, seu filho e também acionista da Granaço. Terêncio é engenheiro mecânico e há anos vem sendo preparado para sucedê-lo na gestão desta tradicional fundição de aço de Joinville.
Visita ao Porto de Santos
Certamente não foi pensando em sonhar com um túnel entre São Francisco do Sul e Itapoá que o prefeito Jeferson Garcia (MDB) esteve visitando as instalações do Porto de Santos e almoçando com seu diretor-presidente Anderson Pomini. Acompanhado pelo seu secretário da fazenda, Odir Schlichting da Silva, Jefinho foi levado de barco até o meio do canal onde vai ser construído o túnel Guarujá/Santos. Presente no encontro também o diretor de operações da Autoridade portuária de Santos, Edilberto Ferreira Mendes, que também é responsável pela operação do Porto de Itajaí. A comitiva de Itapoá visitou também almoçou com o prefeito de Guarujá Faride Madi e visitou o terminal da Cutrale, a maior fabricante de suco de laranja do mundo, com 98% do mercado.
Rodeio Crioulo com tempo bom
Sem chuva e com temperatura agradável, milhares de joinvilenses visitaram o tradicional Rodeio Crioulo do Chaparral, um dos mais tradicionais do Estado. Uma prova que as tradições gaúchas continuam com muitos adeptos e simpatizantes em Joinville.

Ainda sobre Campo Alegre
O ex-deputado Darci de Matos enviou mensagem ao colunista Marcelo Lula (gestor do Portal SCemPauta) sobre a minha recente coluna sobre a “Nova Fase de Campo Alegre”. Ele afirma que “faltou informar” que os empreendedores Felipe Hansen e Irineu Machado estão “fazendo tratativas” para implantar um bondinho para fazer a ligação entre seus empreendimentos na região da Cachoeira, em Campo Alegre. Não “faltou informar”. O objeto da nota foi somente o “boom” de condomínios privados no município e não sobre futuros projetos na área de turismo, que aliás pode ser tema de uma outra coluna.

No dia em que completaria 76 anos, ele faleceu no Hospital Regional de Joinville. A crônica esportiva catarinense e os joinvilenses perderam um dos maiores radialistas de sua história. Wilson França estava internado há uma semana em consequência de problemas pulmonares (era fumante contumaz). Até três semanas antes de falecer, França apresentava e produzia um programa diário (áudio e vídeo) na RLC (Rede Lincoln de Comunicação) com veiculação em todas as redes sociais. Narrador com o maior número de partidas do JEC, França sempre mereceu o respeito de seus colegas de imprensa. Muitos deles começaram ao seu lado no rádio, como o atual secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Kennedy Nunes. “Comecei com ele como operador da Rádio Difusora quando tinha 14 anos”, disse o secretário, lamentando não poder em sua cidade para comparecer ao sepultamento. “Soube agora (domingo) a caminho de Xanxerê”, comentou.
Com a palavra o leitor:
“Sobre o placar eletrônico da Arena Joinville: de forma equivocada consta JOI. Primeiro que é um erro. A abreviação de Joinville é JLLE. Não consigo entender por que não JEC. Falo com você porque tens acesso aos diretores” (Manoel Pereira).
Curtas
– As duas maiores redes supermercadistas com atuação no Estado estão projetando construir mais três filiais em São Bento do Sul.
– A mais adiantada é a loja de 6,2 mil m2 do Fort Atacadista (Grupo Pereira), que em breve vai apresentar o estudo de Impacto da Vizinhança (EIV) em audiência pública.
– Segundo o portal A Gazeta, o município vai receber ainda duas filiais do Grupo Kock, sendo uma no bairro Oxford e outra em Serra Alta.
Fale com o colunista pelo whatsapp (47) 99964-4082.
Veja mais postagens desse autor