Centro da cidade (arquivo pessoal)

Quando o então deputado Darci de Matos previu que Campo Alegre seria a Campos do Jordão e a Gramado catarinense dentro de 10 anos, muitos duvidaram.  Passados cinco anos, a previsão está se confirmando: o município do Planalto Norte está com pelo menos cinco grandes projetos imobiliários que poderão antecipar o prazo. Um deles, por exemplo, de propriedade da Família Hansen (CRH) , prevê um grande loteamento voltado à classe média alta, que começa nas proximidades da Cachoeira e se estende até próximo da BR-280. Outro, de iniciativa também de um joinvilense, já iniciou a obra de loteamento da antiga Fazenda Araçá, bem próxima do centro, na BR-280. Até um hotel de cinco estrelas está em projeto inicial.

Duas praças públicas

(Foto: Arquivo pessoal)

Em número de lotes o maior projeto é da CRH, braço imobiliário da Família Hansen, proprietária de 75% da multinacional Tigre. O patriarca João Hansen Júnior foi por muitas décadas o maior proprietário de terras na área urbana de Campo Alegre. Sua propriedade incluía o maior Haras (criação de cavalos de raça) da região e tem até uma cachoeira, um dos pontos turísticos de Campo Alegre. O “Paraíso das Araucárias” vai oferecer duas praças públicas à comunidade. Uma próxima a cachoeira, com 17 mil m2, e outra mais distante (dentro do projeto) de 50 mil m2. 

Acima da cachoeira

Liderado pelo empreendedor imobiliário Irineu Machado (dizem que um dos sócios é o cantor Luan Santana) também está encaminhado um loteamento na área acima da cachoeira, próximo do Paraíso das Araucárias. Um loteamento de luxo que deverá trazer também para Campo Alegre uma considerável renda de IPTU e um público consumidor de alta renda para potencializar o comércio da cidade.

Condomínio fechado próxima da cidade

Divulgação/Daxo

A empresa Daxo já iniciou as obras do condomínio fechado na antiga Fazenda Araçá. É o primeiro projeto da empresa em Campo Alegre. São 40 terrenos com áreas entre 2.700 m2 a 6.790 m2. A empresa de Geraldo Bandoch Júnior – filho do maior ciclista da história de Joinville – tem empreendimentos imobiliários em Joinville (sede)  e Piçarras, onde tem uma filial. 

Hotel 5 estrelas

Segundo informações recebidas pela coluna, um grande projeto hoteleiro está previsto para a região de Bateias de Baixo, distrito de Campo Alegre. Um grupo mineiro estaria projetando um hotel semelhante aos de Gramado (RS) e Campos do Jordão (SP). Na mesma região, um incorporador adquiriu de herdeiros uma extensa área para transformá-lo em condomínio fechado, onde cada área terá seu próprio lago. 

Ampliação do Detran na Zona Sul

Márcio Reisdorfer (Divulgação TVBE)

Entrevistado no programa que produzo e apresento na TVBE/Joinville, o gerente-regional do Detran anunciou uma ampliação dos serviços do órgão na Zona Sul de Joinville. O projeto é encontrar um espaço que consiga possibilitar um atendimento semelhante à sede do centro (Sam ‘s Clube). Segundo Mário Reisdorfer, o local está em processo de licitação. “Há vários interessados”, adiantou. Desde 16 de fevereiro de 2022, o posto funciona em algumas salas do Supermercado Condor da Zona Sul. 

Nova sede em Garuva

Reisdorfer confirmou que o Detran deixará de atender na Delegacia de Polícia e vai se transferir para um espaço cedido pela Prefeitura de Garuva dentro da Rodoviária. Já em São Francisco do Sul, o posto vai permanecer no shopping, mas vai ampliar os espaços para possibilitar que as provas para obter ou renovar a CNH sejam feitas na cidade. Hoje, todos são obrigados a se deslocarem até a sede em Joinville.