CEO da Engie, Eduardo Sattamini, entre os deputados Sergio Motta e Julio Garcia (Divulgação)

O CEO da Engie Energia Brasil, Eduardo Sattamini, foi homenageado pela Assembleia Legislativa na noite desta quinta-feira (24), com a outorga do Título de Cidadão Catarinense, em sessão solene no Plenário Deputado Osni Régis. A concessão da honraria foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares estaduais e foi proposta pelo deputado Sérgio Motta (Republicanos).

“Para mim, como parlamentar, foi uma honra entrar nesta Casa com esse projeto de cidadão catarinense a uma pessoa da qualidade do senhor Eduardo Sattamini”, disse Motta. “É alguém que nos orgulha muito pelo seu trabalho dedicado a produzir energia sustentável para o estado e o país.”

O presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), enalteceu a trajetória acadêmica e profissional do homenageado. “Para mim, é uma honra poder presidir essa sessão e homenagear uma pessoa de tanto valor e que tanto contribui para a cidade onde escolheu morar, para o estado de Santa Catarina e para o engrandecimento do nosso Brasil”, acrescentou.

Satamini destacou que a concessão do título marca sua jornada em Santa Catarina, iniciada há 15 anos, quando se mudou para Florianópolis. “Desde então, tenho o privilégio de participar do crescimento e do desenvolvimento desse maravilhoso estado”, afirmou. “Aqui tenho construído parcerias sólidas e amizades douradoras, que tenho certeza foram essenciais para que eu pudesse viver esse momento.”

O homenageado, que atualmente é o principal executivo da Engie no Brasil, lembrou das ações sociais desenvolvidas pela empresa em áreas como cultura e educação, às quais “nos aproximaram das comunidades locais e nos fizeram ainda mais catarinenses.”

“Por tudo que vivemos nesse estado encantador, eu já me sentia manezinho e catarinense. Mas com essa homenagem, agora é pra valer”, finalizou.

Nascido no Espírito Santo, Eduardo Antônio Gori Sattamini é graduado e mestre em Administração de Empresas pela PUC-RJ e grão-mestre em Gestão pela Universidade de Londres. Iniciou a carreira profissional na área naval e em 2000 ingressou na Engie, empresa de geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas, com sede em Florianópolis. Em 2016, foi nomeado diretor-presidente do grupo no Brasil.