Prefeitura de Chapecó inaugura Unidade de Acolhimento para pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Chapecó terá um espaço novo e estruturado para internamento de pessoas em situação de rua. Nesta quinta-feira (10), às 9h, será inaugurada na Linha Tafona, interior do município, a Unidade de Acolhimento para Pessoas em Situação de Rua – Acolher Amigo.
A unidade é uma estrutura que pertencia a uma igreja, na Linha Tafona, e foi adquirida pela prefeitura, por R$ 2,7 milhões, e será adaptada para atender a população em situação de rua de Chapecó de forma integral. O espaço conta com 148 leitos, sendo inicialmente disponibilizadas 70 vagas com alas feminina e masculina, cozinha, banheiros, auditório e oficinais podendo oferecer acolhimento, capacitação profissional, preparação para inclusão no mercado de trabalho e tratamento para dependência química para os abrigados. “Esses cidadãos que antes eram encaminhados para a Casa de Passagem do bairro São Cristóvão, serão trazidos para esse novo espaço”, lembrou o secretário da Família e Proteção Social, Luciano Huning.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, também destaca que a unidade oferecerá abrigamento, alimentação e roupas, além de atendimento individual. “Além disso, eles participarão de cursos e treinamentos”.
O Programa Mão Amiga, desenvolvido pela Prefeitura de Chapecó, é um trabalho integrado da assistência social, saúde e segurança pública. As famílias passaram a pedir auxílio e a prefeitura encaminhou para clínicas de desintoxicação e, posteriormente, para comunidades terapêuticas. Desde 2022, quando iniciou, o programa já atendeu 551 pessoas, sendo que destes 269 estão bem e 98 estão em tratamento.
*Fale com a Redação SCemPauta e envie sugestão de notícia do seu município para o whatsapp (48) 99182-5070.
Veja mais postagens desse autor