Reunião regional em Joinville (Divulgação)

A executiva estadual do Partido Progressista reuniu suas principais lideranças da região Nordeste para discutir a participação na eleição proporcional do próximo ano. O senador Esperidião Amin e a executiva estadual esclareceram que não estaria em discussão a eleição majoritária (governador e senador), tema que somente será analisado no segundo semestre. Os diretórios dos seis municípios que integram a região se comprometeram a indicar quatro nomes para deputado estadual e dois para federal. “Há um compromisso de toda a região em apoiar os nomes indicados, independente de sua cidade”, afirmou o presidente da executiva de Joinville, professor Fernando Gomes. 

Nome definido

Um dos nomes que será anunciado é o do ex-deputado federal Coronel Armando. Ele já decidiu  trocar o PL pelo PP. Durante a reunião realizada em uma das salas da sede da ACIJ (Associação Empresarial de Joinville), o ex-prefeito de São Francisco do Sul Luiz Zera garantiu que seu município tem condições de indicar um nome a deputado estadual. Como é a principal liderança da sigla, ele deve ser indicado pelo diretório.

O Caso da Sociedade Vera Cruz

Osmair Demathe garantiu à coluna que nunca houve nenhuma ordem da diretoria da Sociedade Vera Cruz de Joinville e impedir o ingresso de pessoas com deficiência em seu salão, muito menos portadores de autismo. Na sexta-feira (28) uma mãe divulgou nas redes sociais que seu filho autista foi barrado na portaria e impedido de acompanhar a apresentação de um conjunto musical que ele é fã (Corpo e Alma). 

Caso de Polícia

O presidente da sociedade assegurou, também, que as pessoas com deficiência sempre tiveram acesso liberado nos bailes, inclusive seus acompanhantes. A denúncia da mãe de Lucas Amaral, 25 anos, que constituiu advogado, acusa um porteiro da sociedade de impedir a entrada de ambos por ser o filho autista. Nesta semana, Osmair Demathe prestou depoimento à Polícia Civil, quando garantiu que iria liberar as imagens das câmeras de segurança na entrada do salão.

Comissionados de São Bento do Sul

Aprovado por unanimidade na sessão da última quinta-feira a proposta do vereador Rodrigo Vargas (PP) a obrigatoriedade de publicar o curriculum de todos os nomeados em cargos de comissão da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul. O autor explicou que haverá maior transparência no serviço público e a população conhecerá quem são os ocupantes de cargos comissionados.

Pedidos de cassação

Três vereadores de Joinville foram denunciados à Justiça Eleitoral com pedido de cassação. Pela fragilidade das acusações, certamente não serão acatadas. Caso um dos três seja condenado, quem assumiria seria o ex-vereador Nado, primeiro suplente do PSD. Na legislatura passada, Nado (Pros) ficou também como primeiro suplente e assumiu depois da cassação do vereador eleito Osmar Vicente (PSC) em razão de seu partido ter cometido irregularidades em candidaturas femininas.

Recursos assegurados

As obras da Ponte de Joinville não serão paralisadas por falta de recursos, garante o secretário de infraestrutura da Prefeitura de Joinville, Jorge Sá. Durante entrevista ao programa Encontro com a Imprensa (TVBE/Joinville) na última sexta-feira, ele revelou que os recursos do financiamento do Fonplata garantem a continuidade da ponte de quase um quilômetro (ligando os bairros Boa Vista e Adhemar Garcia) até o início de 2026. Ainda em 2026, a Prefeitura de Joinville vai assinar outro financiamento com o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Rio da Prata para concluir o projeto.

Novidade do Festival de Dança 2025

O Instituto Festival de Dança vai ampliar a presença de representantes de academias de dança de várias partes do mundo. A intenção com o convite aos professores da Europa, Estados Unidos e da América do Sul é possibilitar aos dançarinos do festival que consigam uma bolsa de estudos integral e até mesmo a contratação por grupos de dança. Neste ano, o maior festival de dança do mundo terá apresentações em São Francisco do Sul no Teatro X de Novembro.

Curtas

– Nesta semana, ao fazer uma “prestação de contas” de seu primeiro mandato na Prefeitura de Joinville, o prefeito Adriano Silva (Podemos) foi aplaudido “de pé” por todos que lotaram o salão principal da ACIJ.

– Ele fez um levantamento de suas realizações em todas as áreas. Presentes empresários e conselheiros da ACIJ (Associação Empresarial de Joinville). 

Converse com o colunista Luiz Verissimo pelo whatsapp (47)999644082