MPSC inaugura revitalização do Edifício Paço da Bocaiuva, em Florianópolis

Nesta quinta-feira (3/4), às 17h, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) inaugura a revitalização do Edifício Paço da Bocaiuva, em Florianópolis. O prédio, que até 2018 foi a sede da Procuradoria-Geral de Justiça, irá abrigar gabinetes de procuradores de justiça, centros de apoio operacional e órgãos da administração superior do MPSC. Na solenidade, haverá homenagem ao servidor Nery José Pedro – falecido em 2023 e cujo nome será atribuído ao hall de entrada da edificação – e o lançamento do projeto “PGJ Trajetória e Legado”, com o primeiro e-book referente à gestão do ex-Procurador-Geral de Justiça João Carlos Kurtz.
“Celebraremos não apenas a revitalização de um edifício, mas a preservação da nossa história e um compromisso com o futuro. O Edifício Paço da Bocaiuva, agora modernizado, continuará a ser um símbolo do Ministério Público. A homenagem ao servidor Nery José Pedro e o lançamento do projeto ‘PGJ Trajetória e Legado’ reforçam nossa gratidão e reconhecimento àqueles que contribuíram significativamente para a nossa instituição”, avalia o Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano.
Como premissa, o MPSC manteve a originalidade da fachada do prédio, preservando a sua harmonia com as edificações históricas tombadas em seu entorno – Casarão do Barão e Casa Bocaiuva -, mantendo do ponto de vista externo as características originais da década de 90 em um projeto com uma área total de intervenção de aproximadamente 10.500 m².
Os projetos elaborados englobaram uma modernização completa da edificação, aumento no número de sanitários, melhorias no isolamento acústico, modernização do sistema de climatização e renovação de ar, adaptações para atendimento às normas de acessibilidade, melhorias estruturais, bem como considerações para uma melhor eficiência energética. De forma geral, a reforma realizada buscou preservar a história da edificação, realizando sua atualização para os padrões mais modernos de qualidade.
A obra, entre projeto e execução, contou com R$ 32,5 milhões do Fundo Especial de Modernização e Reaparelhamento do Ministério Público, recursos aprovados pelo seu Conselho Gestor, entre 2020 e 2022, então presidido pelo Procurador de Justiça Fábio Strecker Schmitt e tendo como integrantes os Procuradores de Justiça Murilo Casemiro Mattos e Vânio Martins de Faria, além do Desembargador Paulo Ricardo Bruschi, representando o Poder Judiciário, e o Advogado André Opilhar, representando a OAB.
O Edifício Paço da Bocaiuva, que pertence ao MPSC, foi inaugurado em 1995. A partir de 2019, após a mudança da Procuradoria-Geral de Justiça para o Edifício Ministério Público de Santa Catarina, foram iniciados os estudos para a realização de uma revitalização global e modernização do prédio.
Veja mais postagens desse autor