189 anos da imigração italiana em SC

A imigração italiana no Brasil começou oficialmente em fevereiro de 1874, com a chegada do navio La Sofia no porto de Vitória (ES), mas em 1836 chegaram ao porto de Nossa Senhora do Desterro na Ilha de Santa Catarina 186 imigrantes italianos. A maioria veio da cidade de Sassello (Ligúria) e embarcaram no porto de Gênova no navio “Correio”. Dos 185 italianos, a maioria (132) fundou a Colônia Nova Itália, hoje São João Batista. Reunidos em assembleia geral no último sábado (27) na Câmara de Vereadores de São João Batista, os integrantes da Associação dos descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil (ANANPIB) definiu que a Festa Típica Ligure Italiana em comemoração aos 189 anos da chegada dos pioneiros será dia 14 de setembro no salão de festas da Capela São José. O coordenador-geral da festa é Max Formento, descendente do pioneiro Stefano Formento.
Famílias homenageadas
A assembleia da associação decidiu homenagear as famílias Peixe e Peixer. As duas famílias têm a mesma origem, mas foram diferenciadas com grafia diferentes durante a inscrição no cartório. A família tem um representante na Assembleia Legislativa, Maurício Peixer (PL), cuja família se transferiu mais tarde para Guaramirim.
Famílias pioneiras
De acordo com os registros da associação e da jornalista e historiadora Márcia Peixe Vargas, as família pioneiras que fundaram a Colônia Nova Itália (hoje São João Batista) em 1836 são as seguintes: Pesco, Pesce, Peixe ou Peixer; Riolfo; Alerto; Caviglia; Montado; Sardo, Sarda ou Sardá; Gambieli; Busano, Busana, Bozzano; Ramascy; Mattia ou Matias; Giordino; Poleres; Pislori; Riban; Benotti; Grosso; Rilla; Valerino; Zunino; Ratto; Pastorio; Madona; Formento; Suzeno e Pera.
Liguria e Sassello
A região da Ligúria pertenceu ao Reino da Sardenha (1297/1861) e a partir da Unificação Italiana passou a integrar o Reino da Itália. Com mais de 1,4 milhão de habitantes, a Ligúria é a terceira menor região italiana. Sua capital e maior cidade é Genova. A maioria dos 186 imigrantes que partiram do porto de Gênova era da comuna (cidade) de Sassello, região da Ligúria e pertencente à província de Savona. O último censo populacional é de 1861, 25 anos depois da partida dos imigrantes. Naquela época eram 4. 427. O censo de 2011 registrou 1.882 habitantes.
Veja mais postagens desse autor