Governo Federal enviará notificações a celulares furtados ou roubados

A partir de sexta-feira (4), o governo federal vai enviar notificações para celulares roubados ou furtados que foram habilitados em uma nova linha telefônica. A medida faz parte da nova fase do programa Celular Seguro para combater o roubo e o furto de aparelhos móveis no país.
A partir da nova atualização, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) vai detectar aparelhos furtados ou roubados e enviará notificações, pelo aplicativo de mensagens WhatsApp, quando estes telefones habilitarem uma nova linha telefônica.
Se um telefone foi receptado ou comprado sem conhecimento de que foi adquirido por roubo ou furto, ele será localizado e o novo usuário será comunicado de que precisará ir até uma delegacia para devolver o celular e prestar esclarecimentos.
Caso não faça a devolução, o indivíduo poderá ser alvo de inquérito por furto, roubo, receptação ou associação criminosa.
O aplicativo Celular Seguro oferece duas opções principais para os usuários: o bloqueio total e o modo recuperação.
No bloqueio total, a linha telefônica é completamente desativada, assim como todas as contas vinculadas às instituições parceiras. Além disso, o IMEI (número de identificação do aparelho) é bloqueado, tornando o dispositivo inutilizável.
Já o modo recuperação permite o bloqueio da linha telefônica e das contas relacionadas, mas possibilita o retorno do aparelho à rede de telefonia desde que seja instalado um novo chip. Essa opção visa facilitar a recuperação do dispositivo em casos de perda ou furto sem intenção criminosa.
Veja mais postagens desse autor