Gigante do aço compra indústria joinvilense

A maior fabricante mundial de aço continuou seu processo de aquisição. Menos de uma semana após assumir 100% a Tuper de São Bento do Sul, a ArcelorMittal anunciou a compra da Danica Soluções Termoisolantes Integradas SA, que estava em recuperação judicial desde junho de 2022. Com esta aquisição, a empresa indiana – que possui uma grande unidade industrial em São Francisco do Sul – amplia seu portfólio no segmento de painéis e telhas termoacusticas. No início deste ano, sua subsidiária Perfilor inaugurou sua segunda fábrica às margens da BR-101 em Araquari, um investimento de R$ 100 milhões.
Dânica da Rua Noruega
Fundada em 1975, a Dânica nasceu da venda de uma divisão do Grupo Tupy, na época pertencente à família Schmidt. O empresário dinamarquês Per Barke Nevermann comprou e batizou seu novo negócio inspirado em sua nacionalidade (Danês). Curiosamente, sua sede estava localizada na Rua Noruega, bairro Boa Vista. Ele tentou mudar o nome da rua de Noruega para Dinamarca, mas a legislação municipal impediu. Mas a empresa mudou de proprietário: a holding Brazil Steel do empresário espanhol Pedro Jesús Echegaray Larrea vendeu para ArcelorMittal. A planta principal da Dânica está localizada no Distrito Industrial Norte de Joinville.
Maior lucro desde 2011

Ao analisar o balanço da Whirlpool do último trimestre, reportagem do jornal Valor revelou que a multinacional norte-americana teve o maior lucro dos últimos 13 anos. Depois de dois anos difíceis, as vendas voltaram a subir dois dígitos, mesmo com o avanço no varejo das marcas asiáticas concorrentes, acrescenta a publicação. A maior planta da Whirlpool na América Latina está localizada em Joinville, onde são fabricados os refrigeradores Consul e Brastemp.
Assassinatos em Araquari

Menos de três dias após o assassinato de Renan Viapiana Cardoso, 24 anos, na saída vde um clube noturno no bairro Itinga, outra morte chocou os moradores de Araquari sexta-feira (28) pela manhã. O vigilante Edson da Silva foi encontrado morto a facadas em frente de uma escola no bairro Areias Pequenas de Araquari. Conhecido como Minado, o homem de 44 anos era muito conhecido também em Joinville, onde atuava regularmente como ritmista de pagode e samba. “Ele acompanhava sempre os programas de rádio de Joinville e sempre mandava mensagem”, lembra Flávio Silveira, radialista e também músico. “Uma grande pessoa. Estava contratando ele para reforçar nosso conjunto na Festilha”, acrescentou.
Motivações
Segundo versões não oficiais, Renan foi morto a tiros por um homem de capuz quando saia de uma casa noturna em Araquari. Relatos de testemunhas revelaram que o acusado foi em sua casa buscar uma arma e voltou para matar o amigo de Renan, que teria assediado sua mulher. Sem ter participado, Renan foi morto e o amigo foi levado ao hospital. Já a motivação da morte de Minado teria sido um “ajuste de contas”. Os dois acusados estão presos.
Eleições 2026
O “time” do PL para 2026 na região Norte está escalado, segundo o deputado estadual Sargento Lima: ele concorrerá a deputado federal e o deputado estadual Maurício Peixer à reeleição, tendo a companhia do vereador Wilian Tonezi de Joinville. A terceira candidatura à Assembleia Legislativa será a prefeita de Canoinhas Juliana Maciel.
Rodovia Via Mar
Em fase de liberação das licenças ambientais, a Rodovia Via Mar terá pedágios. Com a participação da iniciativa privada, a obra irá ligar Joinville a Florianópolis em percurso paralelo à BR-101.
Sicredi em Piçarras
Na próxima terça-feira (1) a Sicredi Norte SC inaugura mais um ponto de atendimento na região Norte. Balneário Piçarras receberá um espaço de relacionamento aos associados no bairro Itacolumi. Esta inauguração será a quarta de 2025 e a cooperativa com sede em Joinville amplia para 40 seus pontos de atendimento no Norte Catarinense.
Curtas
– Joinville perdeu um de seus radialistas mais antigos. Foi sepultado quinta-feira Renato José Balock, 85 anos. A doença que já o tinha afastado do microfone da Rádio Colon FM há um ano não foi revelada pela família.
– Balock foi o primeiro apresentador do Jornal da Sete, noticiário local da RBS TV/Joinville, fundada em 1979.
Veja mais postagens desse autor