Prefeitura de Morro da Fumaça inicia tratativas com Ferrovia Tereza Cristina para consolidação de projeto turístico e cultural

O prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo, acompanhado do vice-prefeito, Davi Pellegrin, e do coordenador do Departamento de Cultura e Turismo, Paulo Vitor Cechinel visitaram a sede administrativa da Ferrovia Tereza Cristina (FTC) de Tubarão, nesta quinta-feira (27), para dar início às tratativas para viabilizar a execução de um amplo projeto idealizado pela gestão que visa a restauração e preservação de imóveis ligados à ferrovia, e também a construção de áreas de lazer nos espaços próximos à linha férrea.
Conforme o prefeito, a municipalidade almeja preservar a história da cidade que se desenvolveu em torno da ferrovia e ampliar as alternativas turísticas na cidade. “Morro da Fumaça tem duas Casas do Agente Ferroviário, duas plataformas de embarque e desembarque, que precisam ser restauradas ou reconstruídas. Nossa intenção é começar por essas duas etapas e a longo prazo aprimorar o entorno desses imóveis, para que os fumacenses e visitantes possam ter mais alternativas de lazer e visitação”, detalha Guollo.
Para que os trabalhos possam avançar, o Departamento de Cultura e Turismo fumacense já solicitou à FTC a autorização para avançar com os trabalhos. “O município já possui a autorização do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para a restauração dos imóveis, agora só precisamos alinhar a parte executória com a ferrovia. Se avançar conforme o esperado, primeiro será feita a restauração das Casas do Agente Ferroviário e depois a construção das Estações de embarque e desembarque”, pontua o coordenador de Cultura e Turismo.
A revitalização e a implantação de novos atrativos no área situada no entorno da ferrovia faz parte da terceira etapa do cronograma. “Essa parte é mais complexa e vai precisar ser discutida minuciosamente com a equipe técnica da ferrovia, mas será a que deve dar uma nova cara para o Centro da cidade, visto que ela vai se conectar ao Parque Linear, que será iniciado dentro dos próximos dias”, explica o vice-prefeito.
O projeto do Parque Linear será responsável por revitalizar a região central da cidade, situada no entorno da ferrovia. Além de pavimentação asfáltica, ciclofaixa, a obra prevê a implantação de equipamentos públicos e mobiliários urbanos com acessibilidade que terão papel fundamental na promoção de mais qualidade de vida e lazer aos fumacenses e visitantes.
A reunião contou com a participação do Diretor-Presidente da FTC, Benony Schmitz Filho, do engenheiro, Anildo Mazuco Filho, e da Assistente Administrativo do Departamento de Patrimônio, Lucimar Monteiro Coronel.
