Fontes da CGE cobram compromisso do governador; A briga entre Paulinha e Naatz – E outros destaques
Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates; será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar! Qualquer problema, favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148
Motivadas pela coluna de ontem, quando a Controladoria-Geral foi tema da nota principal, algumas fontes próximas à CGE entraram em contato para fazer alguns relatos de insatisfação com o governador Jorginho Mello (PL). “O governador Jorginho se gaba, em seus discursos, de ser um homem que sempre cumpre suas promessas. A problemática se intensifica na vida dos candidatos quando finalmente ganham uma eleição. Como cumprir todas as promessas? Quais serão as prioritárias? De tudo o que foi prometido, quais promessas os candidatos, o futuro governo e, principalmente, a sociedade deixarão cair no abismo do esquecimento?”, questiona uma das fontes.
Segundo relatos, no dia 20 de setembro de 2022, os então candidatos ao Governo do Estado foram convidados para participar de um evento patrocinado pelo Sindicato dos Auditores Internos do Poder Executivo do Estado de Santa Catarina (Sindiauditoria), que atuam na controladoria e outras entidades. A ideia era o fortalecimento do sistema de controle e combate à corrupção do Estado.
A crítica feita pelas fontes é que, no evento, representantes dos candidatos compareceram e assinaram uma Carta-Compromisso, comprometendo-se, em caso de eleição, com diversos pontos de melhoria da CGE, como, por exemplo, a Lei Orgânica da Controladoria, o que traria segurança jurídica para o combate à corrupção no Estado. “Essa lei está pendente há 6 anos, desde a criação do órgão, em 2019”, afirmou uma outra fonte.
O detalhe é que, entre as campanhas que assinaram, o único que poderá cumprir, ou não, é Jorginho Mello. Mas o fato é que a CGE, até o momento, durante o governo Jorginho, mudou várias vezes o controlador-geral e não trabalhou junto à Assembleia Legislativa para que a Lei Orgânica da CGE fosse aprovada. Além disso, em vez do aumento de pessoas na equipe, incluindo a convocação dos aprovados no último concurso, cargos estão sendo extintos para a criação de funções em algumas secretarias, com o objetivo de acomodações políticas.

O fato é que a CGE, que precisa ser fortalecida, segundo relatos à coluna, tem sofrido um processo de enfraquecimento constante, o que impede um melhor trabalho de fiscalização e controle, para evitar que o dinheiro público seja mal aplicado ou, até mesmo, desviado em processos de contratação duvidosos.
Aniversário

Ontem, foi organizada na Assembleia Legislativa uma comemoração pelos 75 anos do presidente da Alesc, Júlio Garcia (PSD). O aniversário será amanhã, mas a homenagem foi antecipada porque, às sextas-feiras, os parlamentares já estão em suas bases.
Denúncia

A deputada estadual Ana Paula da Silva, a Paulinha (Podemos), deve protocolar ainda hoje uma denúncia contra o deputado estadual Ivan Naatz (PL), acusando-o de ter cometido contra ela violência política de gênero. A parlamentar levará o caso ao Ministério Público Federal, à OAB e também à Comissão de Ética da Assembleia Legislativa, a qual é presidida pela própria Paulinha. Como será parte na denúncia, para este caso, ela abrirá mão do comando e passará a presidência ao seu vice, o deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD). O caso é o estopim de uma série de desavenças que se iniciaram no governo de Carlos Moisés da Silva, de quem Paulinha era aliada, enquanto Naatz era adversário. Ontem, eles discutiram no plenário da Alesc.
Motivação
Segundo relato da deputada estadual Ana Paula da Silva, a Paulinha (Podemos), o deputado Ivan Naatz (PL) cometeu os supostos crimes atribuídos a ele por causa de uma disputa de espaços e cargos na Bancada do Vale do Itajaí. Paulinha me disse que foi firmado um acordo entre os integrantes da bancada para dividir a coordenação entre quatro, dos nove parlamentares. Ela afirma que Naatz não gostou de saber que o deputado Oscar Gutz (PL) abriu mão para ela coordenar nesse primeiro momento, sendo que ele assumirá no segundo semestre. Com o acordo fechado, a deputada relata que nomeou os cargos da comissão, o que teria desagradado o deputado do PL, que a acusou de dar um golpe, além de ofendê-la. Ela cita até mesmo um comentário de Naatz, em uma publicação em rede social, sobre a sua roupa. “Com o Oscar (Gutz) ele falou de boa, e no meu caso me atacou”, afirmou a deputada.
Outro lado
Através de nota, o deputado estadual Ivan Naatz (PL), líder do governo na Assembleia Legislativa, lamentou que a deputada Ana Paula da Silva, a Paulinha (Podemos), tenha levado ao plenário e exposto publicamente um problema interno da Bancada do Vale do Itajaí. Ele admite, na nota, que não concordou com o acordo entre Paulinha e Oscar Gutz (PL). “Os debates têm seus foros. O plenário não é o local para resolver essa questão, mas sim a coordenação da bancada, se houve problemas por lá, e com todos os demais colegas. Quem busca sair deste foro é porque quer se vitimar. A questão com a deputada Paulinha não é porque ela é mulher, mas porque ela não foi eleita para a coordenação da Bancada do Vale. Usar a questão do gênero para se vitimar é um erro”, diz a nota.
Sucessão

Vereadores acreditam que Fábio Botelho é o plano A do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), para a sucessão em 2028. Chefe de gabinete de Topázio, Botelho se filiará ao Podemos, atendendo a um acordo entre o prefeito e a deputada estadual Ana Paula da Silva, a Paulinha. Segundo uma fonte, na conversa com a parlamentar, Topázio teria prometido apoio para ela, que disputará uma vaga na Câmara Federal. Ele também teria prometido ao governador Jorginho Mello (PL) trabalhar para levar Paulinha para o projeto de reeleição do liberal.
Governo em Itajaí
O governador Jorginho Mello (PL) estará hoje em Itajaí, a partir das 9h, para a apresentação do programa “Santa Catarina Levada a Sério: Prestando Contas” na região da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri). O evento será realizado no auditório da Secretaria de Educação e reunirá lideranças e gestores dos 11 municípios que compõem a associação, para apresentação de investimentos, ações e resultados do Estado na região. A partir da tarde, na sede da Amfri, o governador recebe os prefeitos para reuniões individuais.
Balneabilidade

A secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif, esteve na Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa. Ela ouviu do deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB) um questionamento sobre a falta de balneabilidade em várias praias do estado. Ele também apontou a questão dos congestionamentos nas rodovias como um problema para o turista que procura o estado. Catiane concordou e destacou que a responsabilidade sobre a condição das praias é das prefeituras, mas disse que o governo trabalha de forma integrada para solucionar a questão.
Quais ações?
Vale destacar que a secretária de Estado do Turismo, Catiane Seif, tem sido um dos destaques positivos do governo Jorginho Mello (PL). Articulada, tem sido elogiada não somente no governo, mas também por deputados estaduais. Vale destacar o papel importante que ela teve na escolha da TAP em operar em Santa Catarina. Porém, seria importante que Catiane apontasse que trabalho o governo está realizando de forma integrada para solucionar a questão da balneabilidade. O que está sendo feito e com quais municípios?
Identidade visual

O prefeito de Itapema, Alexandre Xepa (PL), apresentou ontem à noite a nova marca do município: “Viva o Futuro”. Segundo ele, a identidade visual simboliza o novo momento vivido, que se consolida como uma das cidades que mais crescem em Santa Catarina, com forte valorização imobiliária e grande potencial para atração de investimentos. Para Xepa, mais do que um novo visual, a marca representa uma mudança de postura do Governo Municipal, que agora projeta Itapema para o Brasil e o mundo, destacando suas potencialidades no turismo, no desenvolvimento urbano e no ambiente cada vez mais favorável aos negócios.
Mostrando a cidade

A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), esteve ontem com o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), durante o Smart City Expo Curitiba 2025. Ela foi uma das palestrantes do evento. Falou das inovações que estão previstas para BC – incluindo uma “muralha digital” como solução para a segurança pública.
Reforma

A Câmara dos Deputados retomará as discussões sobre a reforma administrativa. O deputado federal catarinense Zé Trovão (PL) foi escolhido para coordenar o grupo de trabalho que elaborará uma nova proposta até o fim de 2026. O objetivo é modernizar a administração pública, com foco na estrutura do funcionalismo e na eficiência do Estado. O anúncio foi feito durante um evento em Brasília, que contou com a presença de representantes do setor empresarial, como a Confederação Nacional do Comércio (CNC), e membros do movimento Ranking dos Políticos.
Juslaboral
Amanhã, Itajaí vai receber o I Simpósio Juslaboral do Litoral Catarinense, que terá como palestrantes o ministro do Superior Tribunal de Justiça Marco Aurélio Buzzi e os ministros do Tribunal Superior do Trabalho Ives Gandra Martins, Douglas Alencar Rodrigues e Amaury Rodrigues Pinto Júnior. O evento, que vai tratar de temas ligados às demandas judiciais da região, ocorrerá no Teatro Adelaide Konder, na Univali, em Itajaí, a partir das 8h30. O objetivo principal é aproximar o litoral de Santa Catarina às autoridades de Florianópolis e de Brasília. O encontro é destinado a magistrados, advogados e estudantes de Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Penha e outros municípios vizinhos.
Drogas

O advogado Fernando Henrique da Silveira, presidente do Conselho Estadual de Entorpecentes de Santa Catarina (CONEN-SC), cumpre agenda em Brasília, representando o Estado na reunião de Presidentes de Conselhos Estaduais de Entorpecentes. Durante o encontro, Fernando conversou com a secretária nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Marta Rodriguez Machado, sobre políticas públicas voltadas ao enfrentamento das drogas. Hoje, ele também participa do lançamento do Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (OBID), que contará com a presença do ministro Ricardo Lewandowski e de diversas autoridades da área.
Veja mais postagens desse autor